O primeiro exame é geralmente realizado entre 6 e 8 semanas e serve para confirmar a gravidez normal, identificando o embrião dentro do útero, com os batimentos cardíacos bem evidentes. Este exame costuma ser realizado por via transvaginal por permitir mais detalhes do que quando realizado pelo abdômen nesta fase.
O segundo exame é geralmente indicado entre 10 e 14 semanas e oferece uma segurança muito grande sobre a idade gestacional, a boa formação do embrião além de possibilitar a medida da transluscência nucal, importante para avaliar o risco de anormalidades cromossômicas com a Síndrome de Down.
O terceiro exame é normalmente realizado entre 20 e 24 semanas e é chamado de Ultra-Som Morfológico Fetal do segundo trimestre. Esta é a época ideal para confirmar que o bebê é bem formado, já que é possível visibilizar todas as estruturas fetais importantes e descartar as principais malformações detectáveis ao ultra-som.
Nesta época costuma ser possível identificar o sexo fetal, sendo um exame muito prazeroso para os pais acompanharem porque dá para entender perfeitamente a formação do bebê.
Finalmente o último exame costuma ser realizado no terceiro trimestre, entre 32 e 36 semanas e serve para avaliar o peso fetal, a posição para o parto e também o bem-estar fetal através da medida do fluxo de sangue das artérias umbilicais (dopplerfluxometria fetal).
Cada médico solicita estes exames de acordo com as características individuais de cada gestação