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Uma reflexão sobre a importância do brincar e os impactos do uso da tecnologia nas relações e brincadeiras durante a infância

Tempo de Leitura: 4 minutos
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A linguagem é o conjunto de símbolos organizados com o objetivo de comunicar experiências e transmitir informações, caracterizando-se pela troca de mensagens. Ela estabelece um meio de expressão, permitindo que as pessoas se conectem e interajam. A linguagem é composta por significados que se referem a ideias, conceitos, experiências ou sentimentos, expressos através dos significantes. A aquisição adequada da linguagem é crucial para o equilíbrio em todos os aspectos do desenvolvimento infantil, sejam eles sociais, de aprendizado ou relacionais. O bom desenvolvimento da linguagem requer integridade neurobiológica, social e ambiental, ou seja, para que a criança desenvolva a linguagem, é essencial um desenvolvimento cerebral saudável, estímulos adequados do ambiente e interação social. Caso algum desses aspectos esteja comprometido, a aquisição da linguagem pode ser prejudicada.

Além das condições biológicas, o ambiente em que a criança está inserida é um fator essencial, pois um ambiente favorável facilita a aquisição e o desenvolvimento da linguagem de maneira natural e no ritmo próprio de cada criança. O contexto em que a criança se desenvolve influencia sua organização do pensamento e suas habilidades cognitivas. Assim, um ambiente estimulante proporciona um vocabulário mais amplo, aumentando a expressividade da criança, melhorando a estruturação do pensamento e desenvolvendo suas habilidades cognitivas.

Nesse sentido, o brincar na infância é fundamental para o desenvolvimento e a aquisição da linguagem. Através da brincadeira, a criança desenvolve habilidades como imitação, representação, simbolismo, atenção, criatividade e expressividade, enriquecendo suas experiências sensoriais e estabelecendo relações com o ambiente. O brincar promove o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. No entanto, o ato de brincar tem sido modificado nos dias atuais devido ao avanço tecnológico, à rotina acelerada dos pais ou responsáveis, e à falta de espaço e segurança nas ruas. Esses e outros fatores têm contribuído para a mudança nas brincadeiras, onde as crianças, desde muito cedo, passam grande parte do tempo em frente à televisão, celular, tablet ou videogame, em detrimento das brincadeiras tradicionais, como pique-pega, jogar bola, pique-esconde, entre outras.

Essa modificação nas brincadeiras infantis pode levar a um atraso simples de linguagem, em que os estímulos recebidos pelo ambiente são inadequados para o desenvolvimento e a aquisição da linguagem. No entanto, a falta de estímulos materiais não impede essas pessoas de interagirem com suas crianças. Pelo contrário, elas compensam essa carência por meio de estímulos humanos, mostrando-se sempre disponíveis para a interação, seja através de conversas, cantos ou passeios. Por outro lado, a literatura indica que a fragilidade dos vínculos familiares, a vulnerabilidade e o baixo nível socioeconômico podem levar a prejuízos e alterações na linguagem, fala, memória e habilidades sociais.

No atraso simples, as crianças apresentam uma defasagem na aquisição da linguagem, demorando a falar e parecendo imaturas para sua idade cronológica. O desenvolvimento da linguagem segue um padrão compatível com crianças mais novas, embora siga a ordem de aquisição esperada.

Diante dessas características, é necessário que os responsáveis procurem um fonoaudiólogo, o profissional adequado para avaliar, estimular a linguagem e orientá-los. A intervenção fonoaudiológica deve ser iniciada o mais cedo possível. Embora muitos casos de atraso na aquisição da linguagem possam ser resolvidos com relativa facilidade, outros podem revelar alterações mais severas no desenvolvimento da criança.


Dra. Laura Faustino Gonçalves
Doutoranda em Ciências da Reabilitação (USP). Fonoaudióloga e Mestre em Fonoaudiologia pela UFSC. Aprimoramento em Andamento em Fonoaudiologia aplicado ao Transtorno do Espectro Autista. Experiência em Motricidade Orofacial, Fala, Dificuldades Alimentares, Comunicação Alternativa e Linguagem. Cursos com ênfase em Transtorno Motor de Fala, Seletividade Alimentar e Comunicação Alternativa.



laurafaustinog@outlook.com
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Uma resposta

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