Clique e acesse a edição digital

Veja os cinco problemas de pele mais comuns em bebês

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Beautiful young mother reads articles about maternity life on phone while little lovely son sleeping on her chest in blue baby slim

Barreira natural do nosso corpo, a pele é mais sensível nos pequeninos porque os nossos bebês ainda estão desenvolvendo anticorpos e tendo os primeiros contatos com os organismos presentes no ambiente.

Por isso, os problemas de pele são recorrentes nos bebês e requerem cuidados em casa. Entre os problemas mais comuns estão as famosas assaduras ou dermatite de contato, brotoeja, dermatite atópica, dermatite seborreica (caspa) e a hemangioma (manchas vermelhas).

É muito importante consultar o dermatologista caso os sintomas do problema na pele do bebê sejam persistentes. Entenda mais um pouco sobre as doenças e os tratamentos indicados.

Assaduras (dermatite de contato): a assadura é uma irritação que atinge a pele do bebê e, geralmente, é desencadeada pela higienização inadequada e pela permanência por muito tempo com a fralda suja ou ainda quando ele tem uma urina muito ácida. Essa irritação provoca vermelhidão entre as dobras da região da genitália e ao redor, característica das assaduras. Em alguns casos, a pele fica inflamada e causa ardência, irritação e coceira.

A melhor maneira de evitar a assadura é manter seu filho limpo, ou seja, mesmo que esteja usando aquelas fraudas que prometem mantê-lo seco mesmo caso urine ou defeque, o ideal é trocar a fralda, limpá-lo com água e sabão neutro, que retira também o suor da pele. Deixe o bebê sem fralda por uns minutos antes de colocar uma nova, pois é importante para a pele respirar um pouco, e também use pomadas antiassaduras para tratar e prevenir o problema.

Brotoeja: sabe aquelas bolinhas pequenas, vermelhas ou esbranquiçadas, que surgem com irritação e coceira, em áreas como axilas, pescoço e dobrinhas do corpo do bebê? Elas são a brotoeja. O problema ocorre porque nos bebês, as glândulas sudoríparas ainda não estão completamente desenvolvidas e com o calor e a maior transpiração nessas áreas pode surgir a irritação.

A brotoeja é um problema comum. O recomendado é dar banhos frequentes com água morna durante o dia e vestir o bebê, sempre, com roupas leves, de algodão, pois isso facilita a transpiração. A tendência é que a irritação desapareça.

Dermatite atópica: Já falamos que a pele do bebê é muito sensível. Pois bem, também conhecida como eczema, a dermatite atópica causa muita coceira e deixa a pele do bebê seca, podendo sangrar em alguns casos. O problema geralmente é hereditário e, no geral, melhora na puberdade. As principais áreas afetadas são mãos, joelhos e cotovelos. O tratamento é feito com corticoides prescrito pelo pediatra ou dermatologista.

Dermatite seborreica (caspa): as caspas no couro cabeludo são muito comuns e também atinge os bebês. A dermatite seborreica é caracterizada por pequenos flocos brancos e oleosos que atingem o couro cabeludo e outras partes do corpo como atrás da orelha, em bebês de até seis meses. Nos bebês, elas ocorrem porque eles ainda acumulam certa quantidade de hormônios adquiridos da mãe que estimulam a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. O tratamento é feito em casa mesmo. O indicado é remover as crostinhas durante o banho com água morna, que irá amolece-las. Mas se não melhorar, procure o dermatologista ou fale com o pediatra da criança.

Hemangioma: são aquelas manchasvermelhas que decorrem da malformação dos vasos da pele. Elas têm tamanho variado, podem ser planas ou formar um pequeno relevo. É importante levar ao dermatologista para verificar e ter um diagnóstico correto do problema. A maioria das manchas desaparece nos primeiros anos de vida e ao contrário dos outros casos citados, a hemangioma não tem como prevenir.

Fonte: Dra. Miriam Sabino, dermatologista da Fit Body Pilates Spa & Estética

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!