Clique e acesse a edição digital

4-8 meses. Manipulação e repetição

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
ft01-1200l

De 4 a 8 meses muitas habilidades se desenvolvem, o que constitui, segundo Piaget, a fase da “assimilação generalizada”. A criança já é capaz de interagir com o meio, explorando o ambiente com curiosidade. Executa movimentos repetitivos como bater e sacudir, recupera objetos, reconhece familiares e exige atenção.

Aos 4 meses ergue o tronco e a cabeça, levanta as pernas e vira de lado; apoia-se nas mãos e se estica para alcançar objetos. Tem boa acuidade visual. Já emite sons e adora balançar brinquedos sonoros.

Aos 5 meses segura objetos, passando-os de uma mão para outra e se arrasta para pegá-los; chupa os dedos dos pés e brinca com eles. É capaz de balbuciar sons e se alegra com sua imagem no espelho. Fica tímido na presença de estranhos e sorri a rostos familiares. Consegue diferenciar cores. Brincadeiras na hora do banho com brinquedos flutuantes (patinhos de borracha ou livrinhos de banho) são adequadas nesta fase, além de tapetes de atividade com sons e espelhos; brinquedos coloridos e que emitam sons como chocalhos e mobiles. Procure espalhar os brinquedos para que alcance. A cor vermelha estimula; o verde e azul acalmam.

Aos 6 meses leva tudo a boca, estica os braços para pedir colo, repete silabas e faz caretas. Vira a cabeça para localizar sons e procura objetos. Cubos com guizos ou ilustrações, mordedores ou argolas para puxar e morder são os mais adequados. Procure colocar alimentos diferentes nas mãos do bebe. Brinquedos menores ajudam a estimular habilidade motora fina, já que encorajam o uso de uma mão.

Aos 7 meses senta-se com apoio e começa a engatinhar. Repete sons e explora o ambiente e os brinquedos. Tem interesse por figura de livros, que pode ser utilizado como brinquedo em texturas e cores diferentes. Interaja com seu filho contando histórias.

Aos 8 meses se senta sem apoio, engatinha e solta objetos para serem pegos. Entendem o significado da palavra “não” e reconhecem o nome. Jogos de interação (em que se aperte algum botão com emissão de sons) já podem ser usados.

E um mundo cheio de possibilidades começa a se abrir…

Dra. Angelina M. F. Gonçalves

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Cotidiano Feminino

Ela entrou em casa voando, como fazia quando estava mais apressada do que o habitual. Enquanto passava pela sala recolheu os brinquedos do filho, espalhados

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!