Clique e acesse a edição digital

DÚVIDAS FREQUENTES DOS PAIS DE RECÉM-NASCIDOS

Tempo de Leitura: 5 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
baby with blue eyes in a white bodysuit lies on the back pressing his arms to his chest on white bed linen. happy child. lifestyle. High quality photo

1. Como posso saber qual vai ser a cor definitiva dos olhos?

Se o recém-nascido é moreno e tem olhos castanhos, essa vai ser a cor definitiva, mas se o recém-nascido é clarinho e tem olhos azuis…pode mudar. Observe nos primeiros 6 meses. Se a cor vai escurecendo e perdendo o brilho, eles se tornarão castanhos (no máximo até o 1º aniversário), mas se eles continuarem azuis aos 6 meses de idade vão permanecer assim o resto da vida.

2. Eu observei uma mancha vermelha de sangue no branco dos olhos (pode ser um só ou os dois olhos); isso é perigoso?

Não. É causada pela pressão exercida durante o trabalho de parto e desaparece espontaneamente em poucos dias.

3. As costas e o ombro do bebê estão cobertos por pelos finos, por quê?

Isso se chama lanugem; é produzida no final da gravidez e cai logo ou, no máximo, em algumas semanas.

4. O que são aquelas manchas vermelhas conhecidas como a “pega da cegonha”?

São marcas de nascimento (hemangiomas) localizadas na raiz (acima) do nariz, na parte inferior central da testa, atrás da cabeça (occipital) e nuca. Desaparecem em meses ou 1 ano. Observe que essas manchas têm disposição central; as manchas laterais como as manchas cor de vinho situadas na face (bochechas) e pálpebras podem constituir problema permanente.

5. O que é mancha mongólica?

Áreas planas, amplas, escuras (azuladas) que parecem uma batida, geralmente nas costas ou nádegas. São frequentes e mais comuns em crianças de pele escura ou amarela. Começam a desaparecer depois do 1º aniversário e desaparecem totalmente na idade escolar.

6. Meu recém-nascido parece estar com ‘cravinhos”; isso é possível?

Sim. É o que chama “milium”. Aparecem na ponta do nariz e no queixo e são causados pela secreção de sebo por glândulas da pele. Desaparecem em 2 ou 3 semanas.

7. As mamas do bebê estão inchadas e às vezes até sai um pouco de leite (que o povo chama “leite de bruxa”). Devo apertar?

Nunca. Isso é devido a hormônios que passam da mãe para o recém-nascido e desaparece em 1 semana. Se você tentar apertar pode infeccionar e formar um abscesso.

8. O cordão umbilical caiu e ficou uma bolinha dura no umbigo… O que é?

É o granuloma umbilical. Seu pediatra pode orientá-la para cauterizar com nitrato de prata. Às vezes, após a queda do cordão umbilical, ocorrem pequenos sangramentos que mancham as fraldas. Nada a temer.

9. O que é aquela secreção constante nos olhos do recém-nascido?

Podem ser irritação do nitrato de prata que é pingado nos olhos logo após o nascimento ou um certo entupimento do canal lacrimal. Limpe com água limpa e é interessante pingar algumas gotas de leite materno.

10. O bebê está espirrando; isso é resfriado?

Não. É um reflexo normal tal como são normais os soluços e um pouco de regurgitação.

11. Recém-nascido que chora muito, quase o tempo todo – é provocado por cólicas?

Nas 2 primeiras semanas de vida, certamente não. Controle o peso para verificar se não é fome.

 

12. A urina parece estar com sangue…

A fralda manchada de vermelho ou alaranjada pela urina é normal. São sais de urato que dão essa cor.

13. Quando devo levar o recém-nascido ao pediatra?

Dentro de 1 semana após a saída da maternidade. O pediatra fará o exame geral, verificará os reflexos, vai conferir a pega da mama, o crescimento (aumento de peso). Em caso de dúvida, especialmente em relação à amamentação, retornos em curto prazo (3 a 5 ou 7 dias) são necessários no primeiro mês de vida.

14. Febre é perigoso no recém-nascido?

Sim, é um sinal de alarme porque pode expressar doenças graves incluindo meningite, infecção urinária ou pneumonia. Leve de imediato ao pediatra.

15. O bebê apresenta um estufamento (bola cheia de ar) no umbigo e que aumenta quando ele chora…

Pode ser um a hérnia umbilical. Não é perigosa nem dolorida e desaparece, na maioria dos casos, após o 2º aniversário.

16. Um testículo parece bem maior (como se estivesse inchado) do que o outro…

Trata-se de hidrocele, um acúmulo de líquido em volta do testículo. Vai desaparecer lentamente. Se, no entanto, o inchaço do testículo aparece de repente ou aumenta com o choro, leve ao pediatra.

17. O recém-nascido enxerga?

Sim, ele consegue focalizar um ponto no centro de seu campo de visão, situado a 20 a 45cm na frente dele. É a posição em que ele enxerga o rosto da mãe enquanto mama o peito. Estimule a visão com móbiles e cartões com quadrados ou faixas brancos e pretos, ou com caretas simples ou ainda com cores fortemente contrastadas (vermelho, verde, amarelo). Um leve estrabismo (cruzamento dos olhos) ocasional é normal. Com 1 mês, o bebê começa a acompanhar com a cabeça os movimentos dos objetos.

18. O recém-nascido escuta?

Sim. Durante o primeiro mês o bebê presta atenção às vezes, especialmente quando se fala naquele tom de “voz para bebê”. Ruídos fortes não fazem bem e devem ser evitados. Caixinha de músicas e discos com música suave (principalmente de Mozart) são úteis bem como brinquedos padronizados e coloridos que fazem sons suaves. Com 1 mês, o bebê se volta para o lado de sons e vozes familiares.

19. O recém-nascido sente frio?

O recém-nascido perde calor com mais facilidade do que a criança maior. Por isso ele precisa ser um pouco mais agasalhado. Três camadas finas de roupa (underwear: camiseta + macacãozinho + xale) dão uma boa proteção. Se as mãos e pés estiverem frios o bebê parecer desconfortável, agasalhar um pouco mais; o contrário se estiver com extremidades quentes e suando. 

Fonte: Clínica Infantil Reibscheid

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Doenças comuns na infância

Nem todas as doenças costumam ser graves, mas exigem cuidados específicos para evitar complicações Catapora A catapora, também chamada de varicela, é uma das doenças

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!