Clique e acesse a edição digital

Como proteger o meu bebê quando ele começa a engatinhar

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Portrait of cheerful healthy handsome little boy crawling on the wooden floor of the children's room. Happy healthy child having fun with colorful wooden toys at home. Early development for children.

É a partir dos sete meses que o seu bebê começa descobrir os cômodos da casa engatinhando. Apesar de ser um momento “fofura” para os pais é importante ficar atento aos pés, tornozelos e joelhos da criança.
Assim que o bebê engatinhar é preciso criar um espaço para que ele não se machuque.
Segundo o Ortopedista Dr. Luiz Alberto Nakao Iha, é importante que os pais tenham alguns cuidados quando o bebe começar engatinhar. “A pele do bebê é sensível e a regiao dos joelhos pode sofrer com o atrito com o solo. Os pais podem reforçar os cuidados com o joelho colocando roupas que tenha um reforço na parte d frente, que tem a função de ser uma joelheira protegendo os joelhos caso apareça algum sinal de preocupação”.
O local em que a criança irá engatinhar também deve ser escolhido com cuidado. “Opte pelos pisos lisos e que não apresente muitas irregularidades. Evite colocar a criança também para engatinhar em tapetes rugosos que podem machucar. Prefira os tapetes de EVA. Sempre observe se o local não tem objetos que possam cair com facilidade caso a crianca esbarre ou fios soltos que ela possa puxar. Outro cuidado importante é proteger a crianca de bater a cabeça nas quinas de mesas e armários”, ressalta o médico.
Engatinhar faz bem ao bebê?
Boa parte dos bebês começa engatinhar entre seis e 10 meses. Entretanto, há crianças que não engatinham e preferem se arrastar sentada até iniciar os primeiros passos. “Logo a criança irá descobrir para que os joelhos servem e como eles podem ser usados como um apoio para engatinhar”, frisa o especialista.

Depois que o bebê já está engatinhando ele começa dar os primeiros passos para andar. “É comum a criança engatinhar e ir segurando em alguns objetos

para tentar ficar em pé. Aos poucos ela irá adquirir o equilíbrio dos pés, sendo apenas uma questão de tempo até a criança sentir-se segura e andar sozinha sem apoio”, revela o Dr.Luiz.
Mas fique sabendo que engatinhar não está restrito apenas ao ato do bebê apoiar os joelhos e os braços no chão. Ele pode ir se arrastando com o bumbum, pernas e até barriga. Todo jeito é válido durante esse desenvolvimento.

Como fazer para o seu filho engatinhar com segurança?
Algumas dicas podem preservar a segurança do seu filho na hora de engatinhar pela casa.
Confira:
Estimule o seu filho a engatinhar
Espalhe brinquedos coloridos pela casa para que a criança sinta-se estimulada para engatinhar com segurança e liberdade.
Não deixe o seu bebê frustrado
Não basta só estimular o bebê a engatinhar é necessário que ele tenha uma espaço para andar com liberdade sem ser repreendido.
Afaste os móveis
Crie um ambiente propicio para que o seu filho consiga engatinhar sem esbarrar nos móveis e machucar.
Evite os andadores
Não coloque o seu filho em andadores. Esses brinquedos atrapalham a possível transição da fase de engatinhar para andar e um perigo em potencial nos lugares que tenham escadas.
Roupas antiderrapantes
Ainda não há necessidade de investir em muitos sapatos nesta fase. Ele só irá precisar de sapatos quando começar andar. Procure colocar roupas confortáveis.

Fonte: Ortopedista Dr. Luiz Alberto Nakao Iha

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O mundo do recém-nascido

Seu neném movimenta-se pouco, mas, em compensação, canaliza toda a atenção para ver e ouvir. Ainda na primeira semana, fica um longo tempo do dia

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!