Clique e acesse a edição digital

Natação: aumento da imunidade e gasto energético – Conheça os benefícios do esporte para as crianças

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Little cute baby boy. Instructor with kid. Mother with son.

Prática deve ser contínua mesmo no inverno pois aumenta imunidade e gasto calórico

A natação é considerada um dos esportes mais completos do mundo por trabalhar diferentes partes do corpo humano. A atividade é recomendada por pediatras, querida pelas crianças e muitas, inclusive realizam a iniciação no esporte com meses, desde bebês.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os pequenos entre 2 e 5 anos podem desenvolver a atividade diariamente por 2 horas. Já para aqueles de 5 a 17 anos, é necessário realizar pelo menos 1 hora por dia. Os benefícios da prática são múltiplos, como aumento da imunidade, diminuição de crises alérgicas, melhora nas funções cardiorrespiratórias, controle de peso, maior gasto calórico e combate ao estresse e à ansiedade.

E na estação mais fria do ano, se engana quem pensa que os pequenos devem dar uma pausa na atividade. É de extrema importância que a natação seja mantida no inverno, período de maior incidência de doenças respiratórias. Principalmente para quem tem doenças crônicas como a asma, porque a modalidade trabalha o aparelho respiratório e promove a reeducação desta área, o que ajuda e muito os asmáticos nos momentos das crises.

De acordo com a gerente nacional de Acqua e Kids da Bodytech, Paula Toyansk, com a chegada do inverno, muitos pais interrompem as atividades físicas de seus filhos, principalmente as aquáticas, já que nesta época do ano diversas doenças respiratórias ganham disseminação fácil e rápida:

“Como as pessoas passam mais tempo durante o dia em lugares fechados, o ar frio e seco acentua o ressecamento das mucosas nasais que pode levar à inflamações e acelerar a disseminação de vírus, fungos e bactérias por vias respiratórias”, afirma Toyansk.

A profissional da Bodytech também ressalta que no parque aquático, o vapor de água eliminado pelas piscinas umidifica e aquece o ambiente, o que evita lesões na mucosa do trato respiratório e, consequentemente, infecções virais:

“Como a natação exige muito da condição cardiorrespiratória do bebê e da criança, a modalidade trabalha melhor a musculatura respiratória, diminuindo a incidência de doenças e fortalecendo o sistema imunológico. Sugerimos que eles não fiquem o dia todo em lugares fechados, que mantenham uma alimentação saudável, com muita hidratação e sono adequado. Tais fatores são importantes para que a imunidade esteja em alta. Com tantos benefícios, o frio não pode ser desculpa para os pais tirarem seus filhos da natação, até porque os parques aquáticos da Bodytech são cobertos, apropriados e com água aquecida. O importante é aproveitar! Assim, nossos pequenos nadadores fortalecerão seu sistema imunológico e continuarão seu aprendizado na modalidade”, explica Toyansk.


Dra. Danielle Negri
Médica pediatra e neonatologista, com mais de 17 anos de experiência. É CEO de um complexo pediátrico no Leblon. Formada pela UFF, possui mestrado pelo conceituado Instituto Fernandes Figueira. Responsável pela UTI neonatal da Perinatal. Anualmente, viaja para os EUA para apresentar suas pesquisas e se atualizar nos congressos mais importantes da área pela Academia Americana de Pediatria e pela Sociedade de Neonatologia.
@dradaniellenegri
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Trabalho e Maternidade

Seu bebê nasceu! Você e ele viveram um período de grande envolvimento, mas a licença-maternidade acabou e agora é preciso retornar ao trabalho. Como conciliar

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!