Clique e acesse a edição digital

9 dúvidas respondidas sobre varizes e gravidez

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Man holds his fingers in socks on woman's pregnant belly

Varizes são veias dilatadas que surgem ao longo das pernas seguidas de certos desconfortos. As varizes podem ser pequenas, com linhas avermelhadas ou mais grossas e azuladas.

Na gravidez esse quadro tende a ser mais frequente, por isso, a seguir o angiologista e especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, Ary Elwing responde a algumas perguntas sobre o problema:

Qual a relação entre varizes e gravidez?

Dr Ary Elwing – As alterações hormonais são as responsáveis pelos casos de varizes na gestação. É comum nesse período a quantidade de sangue que circula pelo corpo aumentar, assim como as veias dilatarem mais. O crescimento do útero é outro fator importante, pois resulta na compressão das veias do abdômen, dificultando a circulação sanguínea.

O excesso de peso agrava as varizes?

Dr Ary Elwing – Sim. O crescimento do útero já tende a criar uma pressão maior sobre as veias, quando, além disso, a paciente tem excesso de gordura, principalmente a abdominal, esse contato será mais significativo. 

É possível prevenir o aparecimento de varizes durante a gestação?

Dr Ary Elwing – Dá para minimizar o desconforto, mas não existe garantia de 100% de prevenção. Neste caso a mulher deve adotar alguns hábitos, como fazer regularmente caminhadas, manter os pés e pernas elevados. O uso das meias elásticas de compressão graduada, é outra medida que contribui muito para lidar com as varizes nesse período de gravidez.

A drenagem linfática melhora a circulação nesse período?

Dr Ary Elwing – Sim. A Drenagem linfática, desde que feita por um profissional capacitado, reduz o inchaço e contribui para a melhora do fluxo sanguíneo. Outra dica é a grávida usar sapatos com um salto pequeno, entre 3 a 5 cm, para estimular a musculatura da panturrilha e também a circulação do sangue.

Como diminuir o inchaço das pernas?

Dr Ary Elwing – Não ficar muito tempo na mesma posição é importante, assim como manter as pernas elevadas. Quando deitada, o melhor é ficar de lado. Utilizar meia  elástica de compressão graduada, indicada também para reduzir o inchaço e desconforto das pernas.

Como escolher a meia de compressão graduada?

Dr Ary Elwing – O médico que deve te indicar já que existem vários modelos e compressões. Por exemplo, caso a mulher, antes da gravidez já tinha que lidar com as varizes, nesse momento ela precisa de uma compressão maior do que a gestante com início dos sintomas. O importante é fazer o uso da meia todos os dias, especialmente nos três meses finais da gravidez.

As varizes, na gravidez, representam algum risco à saúde?

Dr Ary Elwing – Geralmente não. Além do inchaço das pernas, do desconforto e da coceira, na maioria das vezes o quadro não apresenta nenhuma complicação. Porém, algumas grávidas podem sim ter problemas circulatórios crônicos ou trombose por causa das varizes. Neste caso os sintomas serão de febre, dor e taquicardia. A paciente deve ir ao médico o mais rápido possível.

Grávida pode tratar varizes?

Dr Ary Elwing – Não. Por isso é tão importante prevenir a evolução do quadro. A boa notícia é que sobre as varizes decorrentes da primeira gestação, normalmente elas desaparecem após três ou quatro meses do nascimento do bebê. Mas, já as da segunda gravidez precisam ser tratadas depois do parto.

Quando procurar tratamento após o parto?

Dr Ary Elwing – Alguns meses depois do nascimento do bebê a mulher já deve procurar por uma avaliação. Como durante a amamentação ela não pode tomar muitos medicamentos, se for o caso, é possível fazer um tratamento a laser, usar meias de compressão graduada ou adotar hábitos para controlar o quadro.

Fonte: Ary Elwing (CRM-22.946), angiologista especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os signos e as crianças

De um modo geral, as crianças de um mesmo signo solar possuem características em comum. As características abaixo são puras, ou seja, não levam em

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!