Clique e acesse a edição digital

Como saber se o meu filho precisa de um fonoaudiólogo?

Tempo de Leitura: 3 minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Cute little girl listening mom with open mouth and looking at her. Cropped mother sitting cross-legged on floor and talking to daughter. Lovely infant sitting barefoot. Weekend and motherhood concept

O desenvolvimento da fala e da linguagem é um dos aspectos mais importantes da infância, pois influencia diretamente a comunicação, o aprendizado e as interações sociais da criança. No entanto, nem sempre é fácil para os pais identificarem se o filho está dentro do esperado para a idade ou se há sinais que indicam a necessidade de um acompanhamento especializado. A fonoaudiologia é a área da saúde responsável por avaliar e tratar dificuldades relacionadas à comunicação, fala e linguagem. Saber reconhecer os sinais de alerta e buscar ajuda precoce pode fazer toda a diferença no desenvolvimento infantil.

Cada criança tem seu próprio ritmo, mas existem marcos importantes que indicam se o desenvolvimento da linguagem está ocorrendo de forma adequada. Nos primeiros meses de vida, é esperado que o bebê reaja aos sons, emita balbucios como “agu” e “baba” e demonstre interesse pela voz dos cuidadores. Entre seis e doze meses, ele começa a imitar sons, reconhece o próprio nome e pode dizer palavras simples como “mamá” e “papá”. Aos dois anos, o vocabulário se amplia e a criança passa a formar frases curtas, como “quer água” ou “dá bola”. A partir dos três anos, a fala se torna mais clara, permitindo que a criança conte pequenas histórias e use tempos verbais de forma mais estruturada.

Se a criança não atingir esses marcos dentro do período esperado, pode ser um indicativo de atraso na linguagem, sendo necessário um olhar mais atento dos pais e profissionais. Alguns sinais podem indicar a necessidade de acompanhamento fonoaudiológico, como atraso na fala, trocas ou omissões de sons, dificuldade de compreensão, questões relacionadas a funções de motricidade orofacial (respiração, mastigação, por exemplo).

O processo de acompanhamento fonoaudiológico envolve algumas etapas essenciais. Na avaliação, o profissional realiza testes e observações para entender como a criança se comunica, identificando possíveis dificuldades na fala, linguagem, audição ou motricidade oral. A intervenção varia conforme a necessidade de cada criança e pode incluir atividades lúdicas para estimular a linguagem e funções comunicativas, treino de fala, exercícios para fortalecimento da musculatura do rosto. Além disso, o envolvimento da família é fundamental, pois os pais podem reforçar os estímulos em casa através de brincadeiras e interações que favoreçam o desenvolvimento da linguagem.

Quando identificadas e tratadas cedo, as dificuldades na fala e na linguagem têm maiores chances de serem superadas sem impactos significativos no aprendizado e na socialização da criança. Por isso, se houver qualquer dúvida sobre o desenvolvimento da comunicação do seu filho, buscar um fonoaudiólogo é sempre a melhor opção. A linguagem é a ponte para o mundo – e quanto mais cedo for estimulada, melhor será o caminho para um futuro cheio de possibilidades.

Dra. Laura Faustino Gonçalves
Doutoranda em Ciências da Reabilitação (USP). Fonoaudióloga e Mestre em Fonoaudiologia pela UFSC. Aprimoramento em Andamento em Fonoaudiologia aplicado ao Transtorno do Espectro Autista. Experiência em Motricidade Orofacial, Fala, Dificuldades Alimentares, Comunicação Alternativa e Linguagem. Cursos com ênfase em Transtorno Motor de Fala, Seletividade Alimentar e Comunicação Alternativa.

laurafaustinog@outlook.com
@lauragoncalve.s
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!