Clique e acesse a edição digital

Como escovar os dentes dos bebês

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Muitos não sabem, mas bebês precisam escovar os dentes! O mais surpreendente: a higiene oral deve ser feita mesmo antes de os dentes nascerem! Parece desnecessário, não é verdade? Afinal, se nem dentes têm, pra que limpar?

Assim como com os adultos, a boca das crianças, inclusive bebês, deve ser higienizada após as refeições. Resquícios dos alimentos – inclusive do leite materno – ficam acumulados na boca, tanto na língua quanto gengiva e bochechas. Isso leva a um consequente maior acúmulo de microorganismos, que se alimentam desses restos.

Para os bebês mais novos, como os recém-nascidos,eles aumentam o risco de infecções, como o sapinho (causada por um fungo). Com o nascimento dos dentes, a cárie passa a ser uma ameaça. Sim, bebês podem ter cáries. E a maior incidência é no grupo de bebês que tomam mamadeira com açúcar antes de dormir (sem fazer higiene depois) e durante a noite. Dentes-de-leite comprometidos podem dar origem a dentes permanentes mal formados.

O primeiro passo para realizar a higiene adequada na boca de seu filho é escolher a escova de dentes ideal. Existem modelos específicos para cada idade. Eles levam em consideração o tamanho da boca, a quantidade de dentes provável e o tipo de dentição (dentes-de-leite ou permanentes). Têm cerdas macias, cabeça pequena e pontas arredondadas. As decoradas podem ajudar a estimular a criança a aceitar a escovação. Até mesmo bebês que ainda não têm dentes podem usar escovas de dente especiais, apesar de não serem indispensáveis.

A higiene para bebês pode ser feita satisfatoriamente com gaze (ou a ponta de uma fralda de tecido) molhada em água filtrada e em temperatura ambiente. Passe no interior da boca suavemente, limpando a língua, as bochechas e gengivas. O ideal é que o bebê não esteja completamente deitado, pois esta é uma posição que favorece engasgos e infecções de ouvido – a posição deve ser evitada inclusive para a amamentação. Mantenha o bebê no colo ou mesmo deitado com um travesseiro ou almofada, de forma que a cabeça esteja um uma posição mais elevada que o corpo.

Quando o bebê já tem dentinhos, você pode colocá-lo sentado no colo e pedir que ele abra a boca. Se precisar, ajude mantendo a boca aberta com sua mão. Faça o bebê segurar a escova junto com você; assim, ele já começa a aprender os movimentos realizados.

Crianças que estão se tornando mais independentes podem, em um primeiro momento, escovar os dentes sozinhas. Em seguida, você escova novamente seus dentes, para assegurar que a higiene seja completa.

Os movimentos da escovação devem ser os mesmos do adulto, limpando dente por dente, além das bochechas, gengivas e língua. Mesmo com todos esses cuidados, não esqueça: as visitas regulares ao dentista podem começar já antes do nascimento dos primeiros dentinhos!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Pai ausente, filho doente

*Patrícia Luiza PrigolPsicóloga Clínica Segundo matéria publicada na revista “Saúde” do mês de outubro, pesquisas provam que a figura paterna é tão importante para a

Leia Mais »

O bebê vegetariano

Os pais, como responsáveis pela alimentação e demais cuidados do seu bebê, devem estar bem informados acerca das necessidades nutricionais nesta fase da vida dos

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!