Clique e acesse a edição digital

Anemia em bebês

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Meu bebê parece pálido e fraco. Será que é anemia? Absolutamente. Cerca de 10% dos bebês têm anemia e, um sinal típico de anemia que é fácil de notar é a palidez.
Essa condição é a reflexão da falta de ferro na dieta do bebê. O corpo precisa de ferro para produzir hemoglobinas, os glóbulos vermelhos do sangue, que ajudam no transporte de oxigênio dos pulmões para o resto do corpo.
Os bebês que não estão recebendo um suplemento adequado de ferro, não estão com uma boa circulação de oxigênio pelo seu corpinho e, a palidez não é o único sintoma, a fadiga é outro. Em casos extremos, pode-se também notar palpitações, dificuldade para respirar e transpiração de pés e mãos.
Devo levá-lo ao médico?
Sim, se você notar sintomas de anemia, leve-o ao médico. Se deixada sem tratamento, a anemia pode causar atraso no desenvolvimento físico e mental da criança.

O que causa anemia?
Bebês nascidos prematuramente ou abaixo do peso normal têm maiores chances de desenvolverem uma deficiência de ferro, porque eles não puderam acumular a quantidade ideal de ferro durante a gestação. Bebês que tomam leite em pó que não são fortificados com ferro, aqueles que tomam leite de vaca, cabra ou de soja também estão ao risco.
Por isso, é recomendado que a criança se alimente de leite materno, tome leite em pó acrescido de ferro caso a amamentação não está mais sendo praticada. A partir do sexto mês de vida, uma dieta líquida não satisfaz mais as necessidades de ferro do corpinho do bebê.
Ele está crescendo a todo vapor e ele precisa agora de alimentos mais sólidos e que possam complementar o que o leite não provê mais.
Como a anemia é tratada nos bebês?
Isso depende da idade do bebê, se ele já come, então ele recebe do médico uma dieta especial rica em ferro. Se o seu bebê só mama, um suplemento em forma de gotas pode ser a melhor indicação.
Como previnir a anemia?
• Se o seu bebê tem menos que 6 meses de vida, amamente-o exclusivamente.
• Se ele já tem 6 meses ou mais, complemente a amamentação com alimentos ricos em ferro como, espinafre, feijão e carnes.
• Não dê leite de vaca para bebês abaixo de 12 meses de idade.
• Se vocês são vegetarianos e querem oferecer ao seu bebê uma dieta vegetariana também, comunique o seu médico para uma recomendação nos alimentos que são saudáveis e não vão causar uma deficiência de ferro.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Mordida na escola

Quem nunca ouviu falar que alguma criança foi mordida ou mordeu alguém na escola? Isso é um fato bem comum entre crianças, especialmente entre 1

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!