Clique e acesse a edição digital

Maior segurança infantil no trânsito

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os números de acidentes no trânsito envolvendo crianças são cada vez maiores. São 15 mortes infantis registradas por dia, nesse tipo de acidente, enquanto 380 crianças são hospitalizadas. Para que haja maior segurança infantil no trânsito, selecionamos algumas dicas importantes para dar apoio aos pais, avós, babás ou responsáveis.

Crianças até os dez anos devem andar acompanhadas

Até que uma criança desenvolva noção de velocidade, som e distância no trânsito, elas devem andar acompanhadas de um adulto.

Muitas vezes o simples ato de atravessar a rua pode ser confuso para a criança, que se distrai facilmente.

Dê lições de trânsito ao seus filhos

Ao passearmos a pé com nossos filhos, temos a oportunidade de lhes ensinar como atravessar a rua com cautela e atenção.

Podemos então lhes apresentar os sinais de trânsito e o que significam cada um deles, atravessar na faixa e prestar atenção ao som de um automóvel próximo ensina cautela; a luz laranja que pisca nos carros indica o caminho que o motorista irá tomar nos próximos minutos, é um sinal de que devemos esperar que o automóvel realize o seu curso antes de atravessarmos.

Atravessar a rua exige concentração, somente depois de realizada a travessia é que devemos dar atenção a outros fatores que ocorrem no ambiente.

Correr atrás de pipa, bola ou objeto no meio da rua não é aconselhável, explique para seu filho o quanto ele é pequeno entre os carros, e o motorista pode não tê – lo em seu campo de visão.

Cuidados ao transportar crianças no trânsito

Para uma maior segurança infantil no trânsito, é aconselhável e obrigatório o uso da caderinha para carro ou assento infantil, uma vez que o cinto de segurança não tenha sido criado para a proteção de uma criança durante o transporte de carro.

Crianças menores de dez anos devem andar no banco de trás.

Em caso de automóveis que possuem air bags, o ideal é que esse dispositivo seja desativado.Em certas ocasiões a função do air bag pode ser fatal para uma criança.

Transporte escolar

Dedique algum tempo na escolha do tranporte escolar adequado para seu filho.

Considere positivamente o transporte que oferece cinto de segurança, bom estado de conservação, e um ajudante.

É importante que o motorista possa contar com um ajudante no momento de embarque e desembarque das crianças, para que as crianças não saiam correndo na frente do automóvel ou prendam o dedo na porta do veículo.

Caso o motorista se disponibilize a sair do carro toda a vez que entregar a criança no colégio infantil e em casa, certifique – se de que essa atitude esteja sendo realmente cumprida.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

CUIDADOS COM A GESTANTE

Gestante hipertensa: Saiba quais são os alimentos que podem ser consumidos Para algumas futuras mamães a gravidez pode vim acompanhada de uma série de complicações

Leia Mais »

Fale mais com seu filho

O tamanho do vocabulário de uma criança aos 3 anos e a trajetória do aprendizado das palavras é um forte fator que influencia no sucesso literário na

Leia Mais »

Campanha brincando e aprendendo

É importante lembrar que nunca duas crianças apresentam exatamente o mesmo ritmo de desenvolvimento. Assim, algumas destas atividades podem ser muito fáceis para umas e

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!