Clique e acesse a edição digital

DOR NA COLUNA APÓS O NASCIMENTO DA CRIANÇA

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo o ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha (CRM-SP 111559), formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e médico da Clínica Healthme, a dor nas costas pode se estender após o nascimento do bebê, mas é possível suavizá-la mantendo a posição correta. “A estabilidade da coluna da mulher que acabou de dar à luz fica fragilizada devido a grande variação de peso e volume da barriga, ao longo de toda a gestação e após o nascimento. O abdome fica flácido e carregar o recém-nascido pode sobrecarregar ainda mais a musculatura das região lombar, dos braços e dos ombros”, explica.
Após o nascimento do filho, o corpo feminino sofre uma nova transformação e, muitas vezes, nesse período a dor na coluna se mantém, afinal ela precisa cuidar do bebê e acaba ficando em posições inadequadas, por descuido, cansaço ou falta de informação, como na hora de amamentar ou dar banho. “Durante a gestação a barriga da mulher é projeta para frente e os ombros para trás, contra balanceando o peso. Essa mudança gera uma hiperlordose, o aumento da curva na região lombar, sobre caregando a musculatura nessa região mas que tende a normalizar após o nascimento da criança. No entanto, a mulher precisa corrigir a postura para gradativamente se livrar desse incomodo”, dia o ortopedista.
Cuidando do seu bebê na posição certa
Depois do nascimento da criança, o corpo da mãe irá passar por uma adaptação natural. O ortopedista explica qual é a melhor posição para segurar o bebê e, aos poucos, corrigir a postura. “Em pé, ela deve segurar o bebê sobre um dos ombros, encaixar a nádega e contrair os músculos da barriga. Evitando colocar um dos lados do quadril para fora para apoiar o bebê ‘montando’ sobre ele”, recomenda.
Já durante a fase de amamentação, ela deve permanecer sentada em uma cadeira na posição vertical, pois pode ficar horas nessa posição, sem comprometer a coluna. O ideal é apoiar toda o dorso e sentar-se ereta, sem se esquecer de apoiar os pés em uma banqueta para elevar a altura dos joelhos mantendo uma posição de 90 graus nos quadris e joelhos, além de apoiar o antebraço e cotovelo para que o ombro fique sempre relaxado. E o bebê pode ser colocado sobre uma almofada para aproximá-lo da mãe.
Na hora de trocar a fralda, mantenha os produtos de higiene por perto como água, sabonete ou lenço umedecido, fralda descartável, pomada contra assadura e fralda de pano. “O bebê pode ser trocado em uma superfície, mais ou menos, da altura da cintura, evitando que a mulher fique curvada”, aconselha o ortopedista.
Livre-se da dor na coluna no pós-parto
O ortopedista Luiz Alberto elaborou algumas dicas para evitar desconfortos no pós-parto:
• Quando pegar o bebê no colo, aproxime-se dele, dobre os joelhos, abaixe e levante-o próximo ao seu corpo, colocando o peso nas suas pernas. Firme o abdome para ajudar a não sobrecarregar a coluna.
• Vai passear de carro com o bebê? Nada de tirar o bebê do seu colo enquanto ainda está de pé do lado de fora. Sente-se no banco do carro, dobre o joelho apoiando-o no banco do carro e só depois coloque-o na cadeirinha ou bebê conforto.
• Faça aquecimento em casa: ande rapidamente no lugar, levantando o joelho até uma altura cômoda, curve os cotovelos e movimente os braços para frente e para trás e mantenha a barriga contraída e o peito levantado.
Fonte- Ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha (CRM-SP 111559), formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e médico da Clínica Healthme.
Site do médico- www.healthme.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!