O melhor é ficar longe de alguns produtos.
Saiba quais são eles.
Manchas na pele causam pânico em algumas mulheres. Os melasmas aparecem em qualquer momento da vida, mas as mais preocupantes são aquelas que aparecem durante a gestação.
As manchas decorrem de aspectos hereditários, alterações hormonais ou exposição excessiva ao sol. Geralmente, manchas escuras de coloração marrom aparecem no 2º ou 3º trimestre de gestação.
Rosto (bochecha, testa, nariz e lábio superior), colo e braços, além da linha escura na barriga são os locais mais frequentemente acometidos. E até 75% das gestantes podem apresentar o problema (em 30% dos casos é para o resto da vida).
A única forma de prevenir é o uso do protetor solar, já que quanto mais exposta ao sol, pior a aparência da mancha. O ideal é lavar bem o rosto e usar o filtro todos os dias. E lavar novamente antes de reaplicar. Você pode passar protetor a cada 2 horas, caso fique muito exposta ou usar 3 vezes ao dia.
Formas de tratar o melasma.
Pode não ser tão simples: apesar de benignas e não trazer problemas para você, o incômodo na aparência pode ser grande. Mas você deve evitar qualquer tipo de tratamento durante a gravidez. Em todo caso, consulte seu dermatologista.
Previna-se e evite surpresas indesejadas.
Fique de olho em alguns produtos:
Não use ácidos, como cremes, loções, géis e séruns que prometem renovar as células, estimulam o colágeno e facilitam a entrada de clareadores na pele. Seu dermatologista pode receitar o ácido azelaico, o único indicado durante a gravidez.
Clareadores. Você até pode usar os clareadores com vitamina C. Mas, só com prescrição médica.
Peelings. Eles se parecem com os ácidos, porque provocam a descamação da pele. Só faça o peeling físico, que é aquele de cristal, o peeling muito abrasivo vai piorar as manchas.
Protetor solar. Só ele é 100% indicado. Use corretamente e evite as manchas que, se aparecerem, podem ser curadas em 4 e 6 meses.
Viva sem medo. Proteja sua pele e curta ao máximo sua gravidez