Cálcio é um mineral essencial para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Ele também atua no metabolismo das células do organismo, nas contrações musculares, na transmissão de impulsos nervosos, na coagulação e equilíbrio do pH sanguíneo e na secreção de hormônios.
Toda mulher sabe da importância da amamentação e que o leite materno fornece os nutrientes necessários para os primeiros meses de vida do bebê, além de criar um forte laço entre mãe e filho.
Durante a gravidez e amamentação, a mulher fica mais carente de cálcio (e de outros nutrientes), mas caso este mineral não seja ingerido na alimentação, o organismo vai retirar dos ossos a quantidade para suprir a necessidade do bebe e da produção de leite, tornando estas estruturas mais fracas.
Mas é verdade que a gravidez e a amamentação levam à deficiência de cálcio, favorecendo o aparecimento de cárie?
Há muitos anos que a cárie é considerada uma sequela da gravidez, reforçando a ideia de que os ossos e dentes perdem cálcio para o bebê que está se formando.
Estudos científicos não encontraram diferenças entre esmalte e dentina de dentes extraídos de pacientes grávidas e não-grávidas, concluindo que a gravidez isoladamente não pode ser considerada um fator causador da cárie.
O que ocorre é uma deficiência na higienização devido aos enjoos frequentes, uma dieta mais açucarada ou até mesmo “falta de tempo para a mamãe” após o nascimento do filho.
Todos esses fatores combinados podem levar ao enfraquecimento do dente e surgimento de cáries, mas somente a gravidez e amamentação não são fatores condicionantes da doença cárie.
A recomendação de cálcio para a gestante é:
– Até 18 anos = 1.300 mg de cálcio por dia
– Acima de 18 anos = 1.000 mg de cálcio por dia.
Alguns alimentos fontes de cálcio são:
– 100g de iogurte natural desnatado – 450mg de cálcio
– 1 copo (200ml) de leite desnatado – 302 mg de cálcio
– 1 fatia média de queijo prato – 260 mg de cálcio
– 20 g de queijo minas – 207 mg de cálcio
– 1/2 xícara de amêndoas – 189 mg
– 150 g de brócolis cozidos – 130 mg
Fonte: Dra. Taila Bila, Dentista, Almanaque dos Pais (www.almanaquedospais.com.br)