Clique e acesse a edição digital

APARECIMENTO DE VARIZES: CAUSAS E TRATAMENTOS

Tempo de Leitura: 5 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

De acordo com o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser. As gestantes não podem fazer nenhum tipo de tratamento contra as varizes. “As cirurgias e outros tipos de tratamento são contraindicados para as gestantes. A maioria das varizes decorrentes da primeira gestação podem desaparecer ou diminuir após o parto. Mas as da segunda gravidez tendem a permanecer”, explica o médico.
As varizes se caracterizam através de dor, peso, cansaço, inchaço, formigamento e câimbra nas pernas. Seu surgimento é proveniente de razões diversas, como uso de hormônios, gravidez, obesidade, longa permanência em pé ou com salto alto, sedentarismo e questões hereditárias. Elas são veias dilatadas, tortuosas e sem função adequada e aparecem quatro vezes mais nas mulheres do que nos homens devido aos fatores constitucionais e hormonais.
“Se as varizes estão trazendo sintomas como dor, inchaço nas pernas e sinais de inflamação nas veias procure um cirurgião vascular ou angiologista. Somente ele poderá indicar os cuidados necessários para amenizar essa dor”, destaca o angiologista, Ary Elwing.
Varizes durante a gestação, como lidar?
As varizes durante a gestação acontecem por causa do aumento do volume de sangue. No terceiro trimestre, por exemplo, a gestante chega a ter 50% de sangue a mais circulando no organismo. A outra metade desse sangue encontra em estado de acomodação no sistema venoso superficial proporcionando que algumas veias se dilatem, tornando-se aparentes. Cerda de 30% das veias que surgem quando a mulher está grávida podem desaparecer meses seguintes ao parto. Conheça alguns dos fatores responsáveis pelo o surgimento das varizes na gravidez:
-Hormônios
Durante a gestação ocorre uma elevação nos níveis de progesterona que provoca o relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos. Com isso, as veias “azuladas” ou com um aspecto mais inchado podem aparecer sob a pele, causando alguma dor ou, em muitos casos, nenhum incômodo.
– Aumento da pressão abdominal
As varizes aparecem durante a gravidez por causa da pressão do útero que vai gerando maior compressão nas veias do abdômen, da região pélvica e na veia cava inferior da mulher (responsável por drenar o sangue proveniente dos membros inferiores e cavidade abdominal). Esse fator cria obstáculos durante a subida do sangue para o coração, que aumenta a pressão sanguínea nas veias das pernas surgindo às varizes.
– Peso da gestante: O aumento do peso da gestante interfere na pressão venosa das pernas que provoca as varizes. O tamanho da barriga e do bebê também influencia no seu aparecimento.
-Sedentarismo: Com o evoluir da gestação, surgem uma série de sintomas, como dores e cansaços nas pernas. O fato de não praticar atividades físicas em razão desses fatores, contribui para a elevação da pressão venosa das pernas, dando origem ás varizes.
– Hereditário: Gestantes com história familiar de varizes tendem a desenvolver facilmente durante a gestação.
-Postura: Grávidas que ficam longos períodos de tempo em pé ou sentada tendem a aumentar a pressão venosa das pernas, proporcionando maior surgimento de varizes.
Tratamento
Para prevenir o aparecimento de vasos e varizes durante a gestação, muitos médicos recomendam o uso de meias elásticas e evitar o ganho excessivo de peso.
“Durante a gravidez repouse com as pernas elevadas sempre que possível, assim o sangue retorna a circular nas veias. Roupas e calçados devem ser adequados para mulheres gestantes. O uso diário de meias elásticas também pode ser uma maneira de prevenir as varizes, mas será necessário antes uma consulta com um especialista em angiologista e cirurgia vascular para uma prescrição médica sobre o uso das meias”, orienta o angiologista, Ary Elwing.
Após alguns meses do nascimento do bebê, se as varizes persistirem a mamãe pode procurar um especialista em varizes para ver qual é o melhor tratamento e qual é a época ideal para iniciar.
Conheça alguns dos tratamentos para os vasinhos e varizes:
Cirurgia
A operação é indicada para quem tem varizes de fino, médio e grosso calibre. O procedimento é feito por um fechamento ou retirada da veia doente. A recuperação é de 24 horas quando a cirurgia é feita com laser endovascular, podendo o paciente se locomover normalmente.
Quando a cirurgia é feita pelo método convencional- pelo arrancamento das veias, o repouso pode ser de uma a duas semanas.
Crioescleroterapia Essa técnica é feita também por uma substância que é injetada em uma temperatura aproximada de 40 graus negativos. A intenção é destruir as paredes internas do vaso desaparecendo da pele. Esse método é indicado para as pessoas que tem microvarizes.
Laser
As veias são eliminadas por meio de uma luz que gera o laser provocando aumento da temperatura com o intuito de atingir e queimar a veia.
Esse método é indicado para as microvarizes e também não há sangramentos ou cortes.
Radiofreqüência
O procedimento ainda é novo no Brasil, foi lançado em abril de 2009 durante o congresso internacional de cirurgia vascular. A técnica apresenta uma característica parecida com a do laser.

Fonte- Médico Angiologista e Cirurgião Vascular, Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!