Para começar o novo ano, pensei em trazer aqui para vocês algumas perguntas que são campeãs de audiência no Instagram! As famosas caixinhas de perguntas! E o tema favorito das seguidoras é a pílula anticoncepcional. Esse método contraceptivo surgiu na década de 60 e certamente continua muito atual e importante no dia a dia da saúde da mulher. Vamos às perguntas:
1. Doutora, a pílula tem muito hormônio?
A resposta é não. A geração de pílulas comercializadas atualmente é considerada de alta efetividade e com baixa dosagem hormonal. A evolução das pílulas permitiu diminuir a quantidade de hormônios, reduzindo os efeitos colaterais e eventuais riscos adversos.
2. Dra., corro risco de engravidar na pausa da pílula?
Não, a pausa para cada pílula específica é pensada para que você esteja segura durante todo o tempo.
Em cartelas com 21 comprimidos, a pausa deve ser de no máximo 7 dias e iniciada uma nova cartela no oitavo dia.
Em cartelas com 24 comprimidos, a pausa deve ser de no máximo 4 dias e iniciada uma nova cartela no quinto dia.
Vale lembrar que algumas pílulas, como forma de minimizar esquecimentos e problemas com as pausas, trazem cartelas com comprimidos sem conteúdo hormonal, o que chamamos de pílulas inativas ou placebo.
3. Quase não menstruo com a minha pílula. Isso é normal? Será que isso pode significar que estou grávida?
Primeiro de tudo, lembre-se que tomar pílula anticoncepcional significa não ter menstruação, mas sim um sangramento por privação de hormônio durante a pausa. A quantidade do sangramento pode ser variável, lembrando desde uma borra de café até uma quantidade semelhante ao da menstruação. No mais, quem toma corretamente a medicação não engravida.
4. Já tomo anticoncepcional há anos. É verdade que preciso dar uma pausa para limpar meu organismo?
Não. Pelo contrário! Ao parar o anticoncepcional e recomeçar depois de um tempo, eventualmente você pode até estar aumentando as chances de algum efeito colateral, dificuldades de adaptação, ou ainda, elevando riscos de trombose.
5. O uso de anticoncepcional por muitos anos altera minha fertilidade?
Não, pois nascemos com uma quantidade determinada de óvulos e a cada ciclo esse número só vai diminuindo. O uso de anticoncepcional não altera o número de óvulos. Em alguns casos, o uso muito prolongado da pílula pode mascarar algumas doenças ovarianas, mas isso sempre é minimizado com um correto acompanhamento médico. Por isso, jamais tome pílula por conta própria!
6. Quem fez cirurgia bariátrica pode tomar pílula?
Essa pergunta é bem atual, considerando o número crescente de bariátricas. Depende do tipo de cirurgia realizada. Se foi apenas a redução do estômago, a paciente pode sim continuar o uso regular da pílula, mas se o procedimento inclui o chamado by pass ou derivação intestinal, não é recomendado o uso de contraceptivos orais, uma vez que há diminuição da absorção da “pílula” e consequente queda de eficácia.
7. Posso emendar minha cartela para não “sangrar” esse mês?
Período de férias e sempre recebo essa pergunta. Sim, isso é possível e não há problemas. Mas saiba que mesmo assim pode haver algum sangramento.
8. Tomo anticoncepcional e sempre sangro na pausa. Só que é sempre aos finais de semana! Posso alterar isso?
Sim, você pode diminuir a pausa e ir ajustando até escapar do final de semana! Converse com sua médica e encontre uma pausa mais cômoda.
9. Vou viajar no carnaval. Posso iniciar a pílula para não correr riscos?
Sim, pode iniciar para evitar o “risco” de engravidar. Começando o anticoncepcional no primeiro dia da menstruação, você já está segura naquele mesmo ciclo, embora exista um tempo de adaptação que é de até três meses do uso. E já que você falou em riscos, não se esqueça das Infecções Sexualmente Transmissíveis! O uso dos preservativos é indispensável.
10. Posso tomar meu anticoncepcional com bebida alcoólica? E se eu esquecer de tomar a pílula, o que fazer?
Não é ideal misturar medicação com bebidas alcoólicas, mas do ponto de vista estritamente técnico, no caso da pílula, não é contraindicado, nem diminui a absorção, desde que não ocorram vômitos até 30 minutos após ingerir a pílula.
Com relação à segunda dúvida, tome assim que lembrar, caso já esteja na hora de tomar a próxima, pode sim tomar as duas juntas. Caso já tenha esquecido três ou mais, melhor parar e redobrar os cuidados.
Bom, espero que essas respostas ajudem! E não se esqueça que a consulta com a médica ginecologista é o melhor meio de encontrar a pílula mais eficiente e adequada para você. Um excelente ano de 2023! Muita saúde, felicidades e paz!
Dra. Larissa Atala
Ginecologista e Obstetra, membro da Febrasgo
Especialista em Endoscopia Ginecológica
@dralarissaatala
dralarissaatala@gmail.com