Clique e acesse a edição digital

Celulite, a inimiga íntima das mulheres

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Close-up of female body with cellulite, woman makes massage against cellulite with her hands. Bodypositive, photo without retouching

A celulite é caracterizada por ondulações na pele, similares ao aspecto de “casca de laranja”. Ela ocorre devido a alterações da circulação linfática, que dificulta a saída de toxinas pelo organismo, causando o acúmulo de líquidos. As causas da celulite estão associadas à má circulação do sangue, obesidade, disfunção hormonal, herança genética, sedentarismo, tabagismo e má alimentação (consumo de gorduras, carboidratos e açúcares).

É um problema típico das mulheres devido à presença dos estrogênios (hormônios femininos) que facilitam a retenção de líquidos e prejudicam a circulação linfática. A celulite, que surge principalmente na região dos glúteos, coxa, abdômen e braços, possui quatro fases de evolução:

  • Primeiro grau: apertando a região aparecem furinhos;
  • Segundo grau: quando a pele é pressionada surgem irregularidades (nódulos);
  • Terceiro grau: quando os furos da celulite são visíveis, mesmo sem apertar;
  • Quarto grau: além dos furos visíveis, há depressões na pele e dor na área comprometida.

Tratamentos

Drenagem linfática: a pressão é moderada e não intensa, uma compressão executada sem causar hematomas. Reduz edemas e retenções.

Sessões de endermologia + infravermelho + radiofrequência: a endermologia realiza sucção e rolamento, melhora a retenção de líquido, as irregularidades da pele e melhora a circulação. Já o infravermelho estimula o colágeno o que evita a flacidez. A radiofrequência aumenta a temperatura acelerando o metabolismo e reduzindo o estoque de gordura das células.

Ácido hialurônico: preenchimento das depressões e irregularidades com o uso de ácido hialurônico de alta densidade.

Para fazer em casa:

  • Uma ducha fria nas pernas ao final do banho para estimular a circulação.
  • Com o auxílio de cremes, fazer massagens nas pernas de forma ascendente com as duas mãos, em movimentos deslizantes e de bombeamento, seguindo no sentido do tornozelo ao joelho e depois do joelho em direção à virilha.

A prevenção é essencial para evitar a celulite, por isso é preciso manter a atividade física aeróbica (natação, caminhada, bicicleta, de 3 a 4 vezes por semana, por 40 minutos). Investir em alimentação equilibrada, rica em fibras, excluindo doces, massas e gorduras e beber no mínimo dois litros de água por dia. Quando a preocupação é a celulite, quanto mais cedo iniciar um tratamento estético, melhor será o resultado.

Fonte: Dra. Natalia Cymrot  – Av. Prof. Alfonso Bovero 1057 conj. 131, Perdizes, São Paulo/SP

Tel:11-3871-5008 Site: nataliadermatologia.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!