Qualquer mudança na saúde dos pequenos se torna uma preocupação, principalmente no caso dos bebês. Se a criança está com dificuldade respiratória ou com chiado no peito pode ser sinal de uma gripe, pneumonia entre outros. Portanto, procure um especialista.
Como identificar se o bebê está com falta de ar?
O cansaço respiratório infantil é uma condição em que uma criança apresenta dificuldade para respirar normalmente.
Diversos fatores podem estar associados a esse cansaço, como: infecções respiratórias, alergias, como pneumonia ou bronquiolite, asma, congênitos, obstrução das vias aéreas, entre outros distúrbios.
Existem alguns sintomas de cansaço respiratório que podem ser observados nas crianças:
• Respiração acelerada faz com que a respiração seja mais rápida para obter a quantidade necessária de oxigênio.
• Retrações na região próxima ao pescoço são sinais de que a criança está com dificuldade respiratória. Os músculos respiratórios precisam fazer um esforço para permitir a entrada de ar (oxigênio)
• Narinas fechando e abrindo rapidamente, este movimento de narinas fechando e abrindo rapidamente, é um sintoma de cansaço respiratório devido ao esforço para inspirar, indicando uma dificuldade em receber oxigênio.
• Pele e mucosas com tom azulado (cianose), são sintomas de cansaço respiratório infantil devido à falta de oxigênio no sangue.
Quando devo procurar um Fisioterapeuta?
A fisioterapia respiratória é recomendada para os quadros em que o bebê ou a criança apresente algum tipo de desconforto respiratório, normalmente causado por infecções como bronquiolites e pneumonias, ou mesmo uma gripe mais forte, que ocasiona um acúmulo de secreção que a criança normalmente não consegue eliminar sozinha. Existe técnicas com exercícios respiratórios e manobras de desobstrução brônquicas onde o fisioterapeuta facilita a entrada do ar, melhora a oxigenação e a eliminação das secreções. São exercícios realizados pelas mãos do especialista ou por meio de aparelhos vibratórios que auxiliam a mobilização das secreções e sua posterior eliminação.