A família é a nossa construção de identidade, é através dela que nos desenvolvemos de forma social, intelectual e emocionalmente. Para que isso ocorra, a família faz uso de um mecanismo importante que estará presente em todo processo do desenvolvimento humano: a comunicação. É através dela que são transmitidas as informações para a constituição do indivíduo. Os pais são os maiores modelos para os filhos. Os responsáveis devem utilizar suas habilidades para ensinar as crianças a se expressarem, ressaltando os comportamentos positivos e negativos dos filhos.
Esse ambiente prevê um padrão adequado de comunicação entre pais e filhos, no qual auxilia na melhor interação social destes com os pares e na menor chance de apresentarem problemas de comportamento. É notório ressaltar a importância do comportamento verbal, ao afirmarem que o papel dos pais, na aprendizagem interpessoal da criança, depende da forma como eles planejam e conduzem a educação dos mesmos. As práticas parentais incluem um relacionamento entre pais e filhos baseados por regras claras, com informações sobre as contingências em vigor para os comportamentos sociais. Tais práticas aumentam a probabilidade de a criança desenvolver relações sociais saudáveis no contexto familiar e com os pares.
O diálogo realizado entre pais e filhos é essencial para a comunicação da família, o qual se generaliza para as outras relações sociais durante o período escolar. Caso esse diálogo não exista, a comunicação vai sendo interrompida e formando um distanciamento que pode se transformar em um problema nos relacionamentos familiares. Contudo, atualmente, os pais estão assumindo novas posturas no sentido de orientar os filhos, à medida que as vivências das novas tecnologias na vida familiar vão acontecendo. No entanto, enquanto nenhum prejuízo acontece, a família vai acomodando essa interação de forma pouco eficaz. A facilidade para se comunicar é um fator que aparece como algo positivo para o relacionamento entre pais e filhos, e isto é presente na fala tanto dos pais quanto dos filhos quando o assunto é aproximação.
Nota-se por vezes que se impor é um grande desafio que os pais encontram, pois sentem dificuldade de expressar afeto de maneira adequada na comunicação. Os valores familiares estão pautados principalmente na comunicação entre pais e filhos, e ensinamentos e a educação que segue o desenvolvimento dos filhos são resultado de uma comunicação que possibilita o respeito e um aumento da flexibilidade das fronteiras familiares. Crianças com características interpessoais positivas têm maior probabilidade de uma trajetória satisfatória enquanto a ausência destas características é tida como fator de risco, podendo levá-la a apresentar dificuldades de aprendizagem.