Clique e acesse a edição digital

Comunicação e participação entre pais-filhos

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Father and mother holding newborn daughter in arms, older brother stands next to and looks with love. Family values

A família é a nossa construção de identidade, é através dela que nos desenvolvemos de forma social, intelectual e emocionalmente. Para que isso ocorra, a família faz uso de um mecanismo importante que estará presente em todo processo do desenvolvimento humano: a comunicação. É através dela que são transmitidas as informações para a constituição do indivíduo. Os pais são os maiores modelos para os filhos. Os responsáveis devem utilizar suas habilidades para ensinar as crianças a se expressarem, ressaltando os comportamentos positivos e negativos dos filhos.  

Esse ambiente prevê um padrão adequado de comunicação entre pais e filhos, no qual auxilia na melhor interação social destes com os pares e na menor chance de apresentarem problemas de comportamento. É notório ressaltar a importância do comportamento verbal, ao afirmarem que o papel dos pais, na aprendizagem interpessoal da criança, depende da forma como eles planejam e conduzem a educação dos mesmos. As práticas parentais incluem um relacionamento entre pais e filhos baseados por regras claras, com informações sobre as contingências em vigor para os comportamentos sociais. Tais práticas aumentam a probabilidade de a criança desenvolver relações sociais saudáveis no contexto familiar e com os pares.

O diálogo realizado entre pais e filhos é essencial para a comunicação da família, o qual se generaliza para as outras relações sociais durante o período escolar. Caso esse diálogo não exista, a comunicação vai sendo interrompida e formando um distanciamento que pode se transformar em um problema nos relacionamentos familiares. Contudo, atualmente, os pais estão assumindo novas posturas no sentido de orientar os filhos, à medida que as vivências das novas tecnologias na vida familiar vão acontecendo. No entanto, enquanto nenhum prejuízo acontece, a família vai acomodando essa interação de forma pouco eficaz. A facilidade para se comunicar é um fator que aparece como algo positivo para o relacionamento entre pais e filhos, e isto é presente na fala tanto dos pais quanto dos filhos quando o assunto é aproximação.

Nota-se por vezes que se impor é um grande desafio que os pais encontram, pois sentem dificuldade de expressar afeto de maneira adequada na comunicação. Os valores familiares estão pautados principalmente na comunicação entre pais e filhos, e ensinamentos e a educação que segue o desenvolvimento dos filhos são resultado de uma comunicação que possibilita o respeito e um aumento da flexibilidade das fronteiras familiares. Crianças com características interpessoais positivas têm maior probabilidade de uma trajetória satisfatória enquanto a ausência destas características é tida como fator de risco, podendo levá-la a apresentar dificuldades de aprendizagem.

Dra. Laura Faustino Gonçalves
Doutoranda em Ciências da Reabilitação (USP). Fonoaudióloga e Mestre em Fonoaudiologia pela UFSC. Aprimoramento em Andamento em Fonoaudiologia aplicado ao Transtorno do Espectro Autista. Experiência em Motricidade Orofacial, Fala, Dificuldades Alimentares, Comunicação Alternativa e Linguagem. Cursos com ênfase em Transtorno Motor de Fala, Seletividade Alimentar e Comunicação Alternativa.
 
laurafaustinog@outlook.com
@lauragoncalves.fono
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!