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Conexões que transformam: Como família, escola e terapias psicomotoras moldam o desenvolvimento infantil

Tempo de Leitura: 5 minutos
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Estabelecer conexões saudáveis promovem um aprendizado significativo, fortalece a autoestima e a resiliência e prepara crianças para interagir de forma eficaz no mundo.

Na infância, o desenvolvimento das crianças é muito influenciado pelas relações que elas estabelecem com as pessoas ao seu redor. Essas conexões, que acontecem principalmente na família, na escola e em ambientes de terapias psicomotoras, são fundamentais para que elas cresçam saudáveis, felizes e bem ajustadas.

A família é o primeiro e mais importante espaço de aprendizado e afeto na vida de uma criança. Desde os primeiros dias de vida, a maneira como os pais e cuidadores interagem com os pequenos molda suas emoções e habilidades sociais. Quando uma criança se sente amada e segura em casa, ela desenvolve a confiança necessária para explorar o mundo. Pesquisas mostram que crianças que têm laços fortes com seus familiares apresentam maior capacidade de autorregulação, ou seja, conseguem lidar melhor com suas emoções e impulsos. Isso é essencial para que possam fazer amigos, resolver conflitos e se adaptar a novas situações. Portanto, dedicar tempo para brincar, conversar e ouvir as crianças é uma forma poderosa de construir essa base emocional.

Ao entrar na escola, as crianças começam a se relacionar com outros adultos e colegas. Esse ambiente é crucial para o aprendizado social, pois é na escola que elas aprendem a compartilhar, cooperar e respeitar regras, habilidades que são essenciais para a vida em sociedade. Neste sentido, a interação com os colegas é uma oportunidade para praticar a empatia, colaboração e desenvolver habilidades de resolução de problemas. As brincadeiras em grupo, os trabalhos em equipe e até mesmo os momentos de conflito ajudam as crianças a entenderem o que é certo e errado, além de ensiná-las a expressar suas emoções de maneira saudável. E cabe ao professor ajudar a criança a refletir soluções positivas e não reprimir.

Quando a criança necessita de terapia psicomotora a abordagem une movimento, cognição e emoção. Essas atividades são especialmente benéficas para crianças que podem ter dificuldades motoras ou emocionais. Através de jogos e exercícios físicos, as terapias ajudam a criança a desenvolver habilidades motoras, autorreflexão, pensamento crítico e analítico, além de ampliar a confiança e a autoestima em si mesma. Para que isso ocorra, é preciso oferecer um ambiente seguro onde a criança pode se expressar livremente. Essa relação é chamada de “Diálogo tônico” e por essa conexão construída, elas aprendem a controlar seus movimentos e emoções, o que é essencial para sua autonomia. As atividades psicomotoras também estimulam a coordenação e a concentração, ajudando as crianças a se prepararem melhor para a vida na escola e fora dela.

Por que é fundamental estabelecer conexões com a criança no contexto familiar, escolar ou terapêutico?

Vários estudos mostram que o cérebro das crianças é muito moldável, especialmente na infância. Isso significa que as experiências que elas têm, especialmente em suas relações, impactam diretamente seu desenvolvimento cerebral. Relações saudáveis e estáveis ativam áreas do cérebro que ajudam no aprendizado e na regulação emocional. Quando as crianças têm um ambiente seguro e acolhedor, o cérebro delas forma conexões mais fortes, o que contribui para uma melhor saúde mental. Por outro lado, experiências negativas, como o estresse constante ou a falta de apoio emocional, podem prejudicar esse desenvolvimento, dificultando a aprendizagem e as interações sociais.

Por isso, é fundamental que pais, professores e terapeutas trabalhem juntos para oferecer um suporte consistente às crianças. Uma rede de apoio que inclui a família, a escola e as terapias criam um ambiente propício para o desenvolvimento. Essa integração é essencial para que as crianças se sintam seguras e confiantes. Quando todos estão alinhados em suas abordagens, as crianças se beneficiam mais. Por exemplo, se uma criança está aprendendo a regular suas emoções em casa, mas tem uma experiência diferente na escola, isso pode gerar confusão. Por isso, a comunicação entre pais e educadores é essencial, todos precisam ter a mesma conduta.

As conexões que as crianças estabelecem na infância são cruciais para seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo. A família, a escola e a terapia psicomotora desempenham papéis complementares que ajudam as crianças a se tornarem adultos saudáveis e equilibrados. Investir tempo e esforço em construir essas relações é um dos melhores presentes que podemos dar aos nossos filhos.

Portanto, o afeto, a atenção e a interação positiva, pode garantir que as crianças tenham as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da vida com confiança e segurança.

Que neste fim de ano possamos refletir sobre a essência da vida, o AMOR. Boas festas! Até 2025!

Legenda 1:
O diálogo tônico na psicomotricidade refere-se à comunicação não verbal entre corpo e ambiente, que expressa e regula emoções através de posturas, movimentos e tensões musculares, promovendo a interação e o desenvolvimento integral da criança.

Legenda 2:
Diálogo tônico na escola envolve a comunicação não-verbal entre os alunos e professores, que ocorre por meio de expressões corporais, gestos e posturas, contribuindo para construção de relacionamentos saudáveis e um clima de aprendizado colaborativo.
Legenda 3:
Diálogo tônico na família envolve a comunicação não-verbal entre os membros que se manifesta pelo toque, pelo olhar e gestos, identificação das necessidades, fortalecendo a construção do vínculo afetivo e expressão e compreensão das emoções.

Evelyn de Paula Pereira
Estudiosa sobre assuntos diversos que compõem o desenvolvimento psicomotor infantil, comportamento e parentalidade. Formada em Educação física. Especialização em Psicomotricidade Clínica/ Educacional. Coautora do livro “Psicomotricidade: da gestação à melhor idade”. Fazendo curso de formação em neurociência do desenvolvimento infantil.@evelyn.corpoematividade
evelyn.corpoematividade@gmail.com.br
Blog: www.corpoematividade.com.br
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