A consulta da gestante com o pediatra é recomendada em todas as gestações, tanto nas de alto risco como as de baixo, sendo uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, idealmente a partir da 32° semana de gestação.
São vários os objetivos dessa visita. É através desta que o casal poderá conhecer o pediatra, estabelecer um contato inicial, o que auxiliará muito na escolha de quem será o profissional que confiarão o cuidado e a assistência de seu futuro bebê. É muito importante que haja um canal aberto de comunicação entre ambas as partes, com uma boa relação de confiança.
Para essa consulta, é muito importante que a gestante leve toda sua documentação, como a carteira de pré-natal, exames realizados, carteira de vacinas. O pediatra fará todo o histórico da gestação, fundamental para o seguimento inicial do bebê, já que seu pequeno futuro paciente já traz um histórico desses meses de vida intrauterina. É muito importante o conhecimento se a gestação foi desejada, planejada, se houve intercorrências clínicas ou ginecológicas com a futura mamãe, o resultado dos ultrassons morfológicos, das sorologias (de HIV, sífilis, hepatites, citomegalovírus, toxoplasmose, entre outras), das glicemias, hemograma, entre outras. Sobre as vacinas é orientada, checada e ressaltada a importância da vacinação, especialmente as de coqueluche, tétano, gripe, covid e hepatite B na gestação, podendo ser necessárias outras a depender do caso.
Muito importante para o pediatra também conhecer se a gestante possui algum hábito, como tabagismo, etilismo, uso de drogas, entre outros. Todas essas informações também são importantes no parceiro, pai do futuro bebê. Sempre é questionado e averiguado também se está sendo realizado o pré-natal do homem, ou seja, se o pai do bebê está realizando os exames e está saudável.
A partir de todo esse levantamento, será conversado sobre o parto: local onde está sendo programado, qual a via de parto desejada. É nesse momento, que respeitando as indicações obstétricas, o pediatra poderá ressaltar todas as grandes vantagens do parto normal, tanto para o bebê quanto para a gestante. Muito é conversado sobre a importância do parto humanizado, da presença do pai na sala de parto nesse momento e da necessidade de colocação do bebê em contato com a pele da mãe, no seu colo, imediatamente após o período expulsivo do parto, desde que as condições clínicas do bebê permitam, é o famoso “pele a pele”. É a partir desse momento, que se inicia a construção do vínculo mãe-bebê nessa nova fase, dando continuidade ao trabalho iniciado durante a gestação. Recomenda-se sempre, desde que o bebê e mãe estejam em condições clínicas adequadas, que a dupla permaneça em alojamento conjunto.
Será orientado todos os procedimentos do recém-nascido na maternidade, seguimento clínico, perda de peso esperada, testes de triagem (pezinho, auditiva, reflexo vermelho, frênulo lingual, cardiopatia), vacinação de hepatite B e BCG, armazenamento de células tronco.
É durante a consulta pediátrica de pré-natal que iniciamos nossa conversa sobre a importância e todos os benefícios do aleitamento materno, assim como o preparo da mama, dificuldades que podem ocorrer, pega, sucção, o que esperar nos primeiros dias, mito do leite fraco, complicações (fissuras e ingurgitamento e suas soluções), amamentação livre demanda, risco de uso de outros tipos de leite e bicos, papel do pai na amamentação. Essas orientações auxiliam muito para garantirmos o sucesso da amamentação. Ressaltamos que o leite materno é o melhor alimento a ser oferecido para o bebê nos primeiros 6 meses de vida e que o aleitamento materno traz vantagens não apenas para a saúde do bebê, mas também para a da mãe.
A finalização da orientação é feita com a programação da primeira consulta do bebê, explicando qual será a periodicidade dessa e como se procede o seguimento. É conversado sobre cuidados gerais com o bebê, ritmo de sono, cuidados com o coto umbilical, higiene, entre outros.
Gestantes, não percam a oportunidade dessa conversa com o pediatra. Ele será um profissional que pode somar muito nas suas orientações, preparando o casal para esse momento tão especial que é a chegada do bebê!!!