Clique e acesse a edição digital

DESCAMAÇÃO NA CABEÇA DO BEBÊ: CAUSAS E TRATAMENTOS

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo o dermatologista Fernando Passos de Freitas (CRM-106.504), a descamação pode ocorrer no couro cabeludo e também nas áreas de sobrancelhas, pálpebras e orelhas.
“A principal causa da crosta láctea ainda é desconhecida. Ocorre devido a alterações na constituição sebácea. O hormônio androgênio que é transmitido da mãe para o filho durante a gestação e a amamentação, estimula a atividade das glândulas sebáceas. O aumento dessa produção forma uma camada gordurosa e descamativa no couro cabeludo”, explica o dermatologista.
Outros fatores que podem contribuir para o surgimento e/ou acentuação do quadro são o calor e a umidade. Tecidos de lã, sintéticos e de flanela retêm o suor que favorece o aparecimento das casquinhas na cabeça do bebê.
Como posso acabar com a crosta láctea do meu bebê?
Os pais devem estar cientes que a crosta láctea não é uma doença e muito menos algo contagioso. Trata-se apenas de uma manifestação muito comum em recém-nascidos que pode e deve desaparecer com o tempo.
“Ela pode ocorrer mesmo que você lave a cabeça e os cabelos do seu bebê diariamente. Esfregar muito suavemente pode não limpar o excesso de óleo do couro cabeludo. Caso o seu bebê apresentar a dermatite, é importante cuidar das lesões. A falta de cuidados pode transformar essa pequena manifestação em infecção por bactérias ou fungos”, destaca o médico Dr. Fernando Passos de Freitas.
Essa descamação no couro cabeludo não ocorre necessariamente devido à falta de higiene e muitas vezes não tem como ser evitada . Normalmente, a crosta láctea desaparece após os 7 a 8 meses de vida. Alguns cuidados na hora de lavar o couro cabeludo do recém-nascido e o uso correto de xampus podem ajudar a amenizar o problema.
“Existem alguns cuidados preventivos que a mãe deve seguir. O couro cabeludo deve ficar seco após o banho. O correto é pentear todos os dias os cabelos para remover as células mortas e retirar todo o xampu(resíduos). Essas medidas ajudam a evitar o surgimento ou o agravamento da dermatite”, esclarece o dermatologista Dr. Fernando.
Tratamento
As crostas não devem ser destacadas e nem removidas com as unhas porque pode causar infecção. A melhor forma de tratar a dermatite é manter o couro cabeludo do neném limpo e seco.
“Óleos emolientes específicos para o bebê ou de amêndoas podem ser aplicados no couro cabeludo 30 minutos antes do banho. Logo após, lave o cabelo da criança com xampu. Durante a lavagem, a mamãe pode escovar o cabelo com uma escova de pelos macios e deixar o xampu agir por dois minutos. Após o tempo, enxague com água morna e seque suavemente com a toalha a cabeça do seu bebê”, orienta o dermatologista.
As crostas soltas na cabeça podem ser retiradas somente com pentes indicados para bebês. Caso a descamação permanecer depois desses cuidados, procure um especialista para fazer uma avaliação do problema e indicar a melhor forma de tratamento para o seu bebê.
Prevenindo as casquinhas amarelas
Mamãe, preste atenção nessas dicas , elas são essenciais para ajudar você a cuidar melhor do seu bebê e evitar a crosta láctea:
Atenção na hora do banho
Não se esqueça de verificar se a cabeça do seu filho está seca após o banho. Durante o banho, lave a cabecinha do bebê com um sabonete neutro, esfregando sem muita pressão para combater a oleosidade. Lembre-se que a umidade provoca lesões no couro cabeludo da criança.
Massagem no couro cabeludo
Você pode massagear suavemente o couro cabeludo, enquanto aplica o xampu com o objetivo de destacar as crostas. Deixe as casquinhas ainda na cabeça com o xampu para que elas amoleçam e se soltem com menos esforço.
Remoção das escamas
A mãe deve remover as escamas com óleo mineral aquecido para deixá-las moles e depois limpe o local com água boricada.
Cremes
Caso as lesões do seu bebê apresentem maior intensidade, o médico pode recomendar o uso de cremes/pomadas a base de corticóides de baixa ou média potência por um período determinado para melhorar o aspecto do couro do cabeludo da criança.
Excesso de roupas
Evite colocar roupas no seu filho que provoquem excessivo aquecimento. Opte por roupas de algodão ou linho. Troque as fraldas frequentemente e suspenda-as em casos mais agravados.
Quando devo procurar ajuda médica para o meu bebê?
Não hesite em marcar uma consulta com o médico quando você verificar uma infecção no couro cabeludo do seu filho. Caso note áreas avermelhadas na cabeça ou desenvolvimento de secreções, é melhor procurar ajuda médica o mais rápido possível. Somente o médico poderá avaliar a gravidade do problema no seu bebê.

Fonte- Dr. Fernando Passos de Freitas (CRM- 106.504) Dermatologista -www.drfernandofreitas.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Teste da Orelhinha

Triagem auditiva neonatal é a denominação dada aos testes realizados em recém-nascidos, com o intuito de detectar perdas auditivas, e que popularmente é conhecido com

Leia Mais »

Suor noturno infantil

O suor noturno excessivo do bebê/criança é preocupante? Suor noturno infantil O suor noturno infantil pode significar simplesmente que o bebê/criança está com calor. Vestir

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!