Clique e acesse a edição digital

Doenças comuns na infância

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nem todas as doenças costumam ser graves, mas exigem cuidados específicos para evitar complicações

Catapora

A catapora, também chamada de varicela, é uma das doenças mais comuns da primeira infância. A transmissão de seu vírus (que aparece com mais freqüência no outono e na primavera) acontece por contato direto.

O período de incubação é de 14 dias e o contágio se dá entre três e quatro dias antes do aparecimento da primeira bolinha na pele até o completo ressecamento da última, quando ela se transforma numa casca escura (em geral depois de sete ou oito dias). Uma de suas principais características é a grande variedade de formato das lesões.

A catapora não é considerada grave, mas as bolinhas poderão infeccionar se a criança coçar o local e não estiver com as unhas bem limpas.

Sarampo

A criança desenvolve o problema após ter contato com o vírus da doença. A incubação varia entre 10 e 12 dias e o contágio se dá por meio de gotículas de saliva suspensas no ar.

O sinal mais evidente do sarampo são as manchas na pele, mas antes que elas apareceçam o paciente pode ter crises de rinite, conjuntivite e bronquite catarral, todas acompanhadas de febre. Em alguns casos, também pode haver dor de cabeça, dor abdominal e muscular, vômito e sonolência.

Após esses sinais surgem as manchas. Elas costumar aparecer atrás das orelhas e no couro cabeludo e depois se espalham em direção às pernas. O ciclo total da doença dura mais ou menos dez dias.

Rubéola

Esta é outra doença provocada por vírus e tem um período de incubação de 14 a 21 dias. Mas, ao contrário das outras, não dá aviso prévio, como tosse e dores.

Os sintomas mais freqüentes da rubéola típica são febre, manchas avermelhadas na pele, que duram em geral de três a quatro dias.

Caxumba

Esta é uma das poucas doenças da infância que não apresentam quaisquer lesões na pele. Atinge algumas glândulas, especialmente as parótidas (que ficam abaixo das orelhas e são as formadoras da saliva), mas pode chegar ao pâncreas, aos testículos e aos ovários dos meninos e meninas, respectivamente.

Os sintomas da caxumba clássica são dores intensas ao engolir. Ela pode aparecer num único lado ou nos dois, dependendo da criança e, em geral, do primeiro indício da inflamação até o final, dura de cinco a sete dias.

OBS: Ao perceber qualquer sintoma, procure o pediatra para que o profissional diagnostique o problema e passe as recomendações adequadas.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!