O mundo está em constante mudança e nosso olhar para a criança também deve estar. Se ontem acreditávamos que formas diversas de punição era capaz de educar e disciplinar uma criança – hoje sabemos que não. Em meu artigo deste mês, quero deixar algumas dicas de como os pais antenados podem ajudar a fortalecer um relacionamento mais intimista e saudável com seus filhos. Vamos lá!
- Elogie seu filho
– Faça elogios apropriados. Em vez de simplesmente dizer “Você é ótimo”, tente ser específico sobre o que seu filho fez para merecer o feedback positivo. Você pode dizer: “Foi difícil esperar até desligar o telefone para você pedir biscoitos, e, gostei muito da sua paciência!”.
– Torça pelas coisas boas. Quando você notar que seu filho está fazendo algo útil ou legal, diga a ele como você se sente. É uma ótima maneira de reforçar o bom comportamento e manter a prática.
– Faça “fofoca” sobre seu filho. O que ouvimos é muito mais potente do que aquilo que nos é dito diretamente. Torne o elogio mais eficaz, deixando seu filho “pegar” você sussurrando um elogio sobre ele para a vovó, o papai ou até mesmo para os bonecos de pelúcia.
- Confie em si mesmo
– Dê um tempo a si mesmo. Ir ao drive-thru quando estão cansados demais para cozinhar não faz de vocês pais descuidados. Mostra apenas que é possível flexibilizar em determinadas ocasiões.
– Confie no seu instinto. Ninguém conhece seu filho melhor do que você. Siga seus instintos quando se trata de saúde e bem-estar. Se você acha que algo está errado é provável que você esteja certo. Então faça o que precisa ser feito.
– Apenas diga não. Resista à tentação de assumir obrigações extras no escritório fora do expediente. Você nunca se arrependerá de passar mais tempo com seu filho.
– Não aceite o desrespeito do seu filho. Nunca permita que seu filho seja rude ou diga coisas que magoem você ou a qualquer outra pessoa. Se o fizer, diga-lhe com firmeza que não tolerará qualquer forma de desrespeito.
– Passe adiante seu plano. Mobilize os outros cuidadores de seu filho para ajudar a reforçar os valores e os comportamentos que você deseja perpetuar (avós, tios, primos etc.)
- Ensine habilidades sociais a seu filho
– Faça a seu filho três perguntas todos os dias. A arte da conversação é uma habilidade social importante, mas os pais, por vezes, deixam de ensiná-la. Você pode perguntar: “Qual foi sua parte favorita da escola hoje?”; “O que você acha que teremos para o jantar hoje?”; ou “Onde você quer ir amanhã à tarde?”
– Ensine às crianças esse truque de bravura. Diga-lhes para sempre observarem a cor dos olhos de uma pessoa. Fazer contato visual ajudará uma criança hesitante a parecer mais confiante e a ser mais assertiva e menos propensa a ser criticada. – Reconheça as fortes emoções do seu filho. Quando o colapso do seu filho passar, pergunte-lhe: “Como você se sentiu?” e “O que você acha que tornaria tudo melhor?” Então, ouça-o. Ele se recuperará mais facilmente de um acesso de raiva se você deixá-lo conversar e expressar os sentimentos.