Clique e acesse a edição digital

Escolha os nutrientes certos para cada fase da gestação

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
flay-leigos-de-comida-natural-e-saudavel

Uma das primeiras orientações que as futuras mamães recebem do médico (ou em muitos casos, do nutricionista), logo que descobrem a gravidez, é com relação à alimentação. A escolha dos nutrientes certos para cada fase da gestação é fundamental para ter saúde e driblar os enjoos ou a falta de apetite e investir em refeições saudáveis e balanceadas. Controlar o ganho de peso também pode ser um desafio, já que muitas mulheres sentem mais fome principalmente no final da gestação.

Seguir uma dieta balanceada durante os nove meses é simples, basta dar preferência a alimentos naturais e incluir no cardápio muitas frutas, vegetais, carnes magras e laticínios. Mas as exigências do corpo mudam ligeiramente conforme as semanas vão passando, por isso confira nossas dicas e descubra como escolher os nutrientes certos para cada fase da gestação:

Primeiro Trimestre

O principal desafio é lidar com os enjoos e com as mudanças no seu paladar — o sabor e até mesmo o cheiro de alguns alimentos que antes te agradavam agora podem causar náuseas e aversão. É importante lembrar que o ganho de peso no início de gravidez deve ser controlado — em média, de 1 a 2 kg. A suplementação de ácido fólico é um procedimento rotineiro na gestação, já que esse nutriente previne defeitos no tubo neural do bebê — em outras palavras, ele é indispensável para a formação do cérebro e da medula espinhal. Boas fontes de ácido fólico são: brócolis, espinafre, escarola, grão-de-bico, lentilhas e frutas secas.

Para evitar a prisão de ventre, comum nessa fase, aposte em alimentos ricos em fibras (como legumes, verduras e cereais integrais) e não descuide da hidratação: oito a dez copos de água por dia são essenciais para evitar a desidratação e a fadiga. O consumo de proteínas também deve aumentar na primeira fase da gestação, por isso inclua no prato carnes magras (bovina, suína), frango, peixe e queijos magros.

Segundo Trimestre

Quando os enjoos começam a desaparecer, o apetite tende a aumentar, e o grande desafio dessa fase é controlar o ganho de peso, que deve ficar entre 400 e 500 gramas por semana. As proteínas continuam tendo destaque no prato da gestante, por isso aposte em preparações com pouca adição de gordura- evite frituras e dê preferência para grelhados e refogados.

No segundo trimestre, é comum iniciar a suplementação de ferro, que é essencial para prevenir anemias e auxiliar no transporte do oxigênio pelo sangue. Aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro é uma boa ideia. Incluam no prato carnes vermelhas, vegetais verde escuros, lentilha, feijão e beterraba.

Terceiro Trimestre

O tamanho da barriga incomoda e o bebê faz pressão em todos os órgãos, mas o desconforto não pode impedir a futura mamãe de se alimentar bem. É esperado um ganho de peso de 400 gramas por semana, mas não é recomendado engordar mais do que 12 kg durante toda a gravidez, por isso é importante controlar os “desejos”.

No aspecto nutricional, sai o ferro, entra o cálcio. O esqueleto do bebê está em formação e é preciso caprichar na ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite, iogurte, tofu, brócolis e sementes como linhaça e gergelim.

Como está seu apetite na gravidez? Você se preocupa com a alimentação e consegue colocar no prato todos os nutrientes que seu bebê precisa?

Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador.

Divulgado em:  Blog da Nutrimãe – clube de assinaturas para alimentação saudável de gestantes e lactantes

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Você sabe o que é carotenemia?

Você já viu um bebê “alaranjado”? O caroteno está presente principalmente em alimentos de cor alaranjada, como abóbora, cenoura, beterraba, mamão, laranja, manga e outros

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!