Antes de mais nada precisamos entender o que é fimose, um tema tão frequente num consultório pediátrico, mas que gera preocupação e medo entre as mães.
O pênis é composto pelo corpo e glande (“cabeça”), onde se encontra a extremidade da uretra. O prepúcio é a pele que envolve a glande. Geralmente é retrátil e a incapacidade de exposição da glande ao ser tracionado o prepúcio é chamada de fimose. Mas por que acontece isto?
Não é só o fato de o prepúcio estar colado à glande, mas a presença de um anel estreito que impede a exposição, decorrente de processos inflamatórios locais como assaduras ou prática inadequada de massagens, que forçam a pele causando microtraumas favorecendo a formação de cicatrizes, o que reduz a elasticidade local.
Aos 6 meses de idade, 20% das crianças conseguem expor a glande; aos 3 anos, 90%. Assim, tratamentos devem ser evitados antes de 1 ano de idade. Entre 1 a 5 anos, dependendo da avaliação de seu pediatra, o tratamento clínico por meio de corticoide tópico na forma de cremes associado à manobras de estiramento prepucial não traumático pode ser empregado durante 4 a 6 semanas, com eficácia de 95%. A conduta cirúrgica raramente é empregada, sendo reservada para casos mais graves ou refratários.
Pergunte ao seu pediatra, tire suas dúvidas. Seguindo suas recomendações você não precisa se preocupar! Fonte: Dra. Angelina M. F. Gonçalves