Clique e acesse a edição digital

Fisioterapia Aquática

Tempo de Leitura: 2 minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
fisioterapia aquatica

Fisioterapia Aquática é uma atividade terapêutica que utiliza os recursos de uma piscina preparada especificamente para isso com medidas, profundidade, temperatura, ambiente externo e o mais importante, com um profissional especializado na atividade, um fisioterapeuta.
A terapia proporciona muitos benefícios, pois a água traz sustentação e resistência para atividades que seriam difíceis de serem realizadas fora da piscina – pacientes com incapacidade de realizar exercícios com sustentação de peso podem começar a reabilitação mais cedo na piscina devido à diminuição das forças compressivas sobre as articulações sustentadoras de peso. Sendo este, às vezes, o único meio em que permite os movimentos.
BENEFÍCIOS
As vantagens e as indicações no tratamento são inúmeras. O paciente experimenta todos os efeitos que a água pode oferecer. A atividade estimula a autoconfiança, auxilia no controle motor e aumento do tônus muscular e melhora a circulação sanguínea. Além disso, podemos destacar:
• Flutuação – atua no suporte às articulações enfraquecidas e é capaz de proporcionar assistência e, progressivamente, resistência ao movimento na água.
• Pressão hidrostática – ajuda na estabilização das articulações enfraquecidas; ajuda a diminuir o edema e melhorar a circulação; o aumento da circulação periférica, que melhora a condição da pele que foi afetada por uma imobilização e acelera a cura ao implementar a nutrição na área lesada.

• Circulação – aumenta com a adição de calor, como em temperaturas mais elevadas da água 32º a 35°C, ajudam a diminuir o espasmo muscular, estimulando o relaxamento dos tecidos moles e, em alguns casos, reduzindo a dor
• Redução do espasmo muscular e da dor – auxilia no movimento que pode ser iniciado mais cedo após a lesão.
A movimentação precoce restaura a função muscular através da circulação (melhor nutrição das estruturas lesadas) e da amplitude de movimento articular.

Autores
Equipe do Serviço de Estimulação e Habilitação do Instituto Jô Clemente.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!