Você notou que o cabelo do seu bebê quando recém-nascido era liso e depois ficou cacheado? E que a cor também mudou? Até completar um ano de idade do cabelo do seu bebê vai passar por diversas transformações.
Segundo o Dr. Amilton Macedo (CRM/SP – 80686), médico dermatologista com prática em oxidologia, uma das principais dúvidas das mães é se a cor do cabelo dos bebês pode mudar com o tempo. “Assim como o cabelo, a cor dos olhos também pode alterar com o tempo. O cabelo das crianças irá passar por diversas fases até a criança atingir a idade adulta”, diz.
O cabelo do recém-nascido costuma ser muito fino. “Por causa de sua estrutura que é distinta do cabelo adulto, uma vez que não possui uma parte interna denominada de medula que só é presente nos fios na idade adulta”, afirma o dermatologista.
As mamães não precisam se assustar se notarem os fios dos pequenos caindo. “É comum o cabelo cair nos primeiros meses de vida que logo são substituídos pelos fios definitivos. Esse processo pode ocorrer até dois anos de idade”, ressalta o Dr. Amilton Macedo.
Nesta fase, os cachos podem desaparecer e o cabelo pode se tornar liso após alguns cortes.
A cor do cabelo do bebê também sofre alteração?
Se você acha que o cabelo do seu pequeno irá permanecer preto ou ruivo até ele crescer está muito enganada. “As mechas de cabelo na infância são mais clara por não conter pigmentos, pois a pele ainda não começou. Já na puberdade os hormônios interferem na estrutura do cabelo modificando-o totalmente”, esclarece o médico.
É natural que o cabelo escureça um pouco e que permaneça liso ou cacheado.
Outro assunto que deixa as mães muito intrigadas é que algumas crianças nascem com ou sem cabelos. “Tudo vai depender da genética. As crianças orientais, por exemplo, tendem ser mais cabeludas. É necessário que a criança complete até dois anos para verificar se ela tem algum problema na estrutura do cabelo ou não”, alerta o Dr. Amilton.
Depois dos dois anos, os cabelos podem apresentar queda e falhas no couro cabeludo. “Diversos motivos podem estar associado a esses problemas. Em alguns casos pode indicar desnutrição e doenças genéticas. Ao notar qualquer alteração no cabelo do seu filho, não hesite em procurar um especialista”, esclarece o dermatologista.
Após um ano o cabelo começa se tornar definitivo. Entretanto, ele ainda mantém mais fino e mais claro por causa da produção de pigmentação. “Somente quando a criança atinge três anos de idade é possível ter uma ideia se o cabelo do seu filho será fino, cacheado e a cor dos fios”, frisa o especialista.
É importante manter alguns cuidados com o cabelo desde pequeno. “O ideal é que nos primeiros três meses é indicado lavar com o sabonete que também é utilizado no banho e um xampu neutro”, sugere o Dr. Amilton.
Cuidados especiais com o bebê
As mães precisam se preocupar com a temperatura da água na hora do banho. O ideal é que a temperatura esteja morna e não tão quente para não agredir a pele e o cabelo. “Os xampus não devem conter substâncias que agridam os olhos. Eles devem ser neutros e suaves”, comenta o especialista.
Os cabelos podem ser lavados diariamente. Se a criança tiver muito cabelo é recomendado que a mãe desembarace antes de entrar no banho.
Fonte: Dr. Amilton Macedo (CRM/SP – 80686), médico dermatologista com prática em oxidologia