Clique e acesse a edição digital

O que são marcas de nascença?

Tempo de Leitura: 6 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Portrait of a charming funny red-haired baby girl with blue eyes and a birthmark on her cheek. Hemangioma. Light background. Lifestyle. High quality photo

Marcas de nascença são marcas na pele que um bebê pode desenvolver antes do nascimento ou logo depois. A maioria das marcas de nascença é inofensiva, e muitas até desaparecem sozinhas ou com o tempo. No entanto, às vezes, as marcas de nascença estão associadas a outros problemas de saúde.

A causa das marcas de nascença é desconhecida na maioria dos casos. Elas não podem ser prevenidas e não são causadas por nada que tenha sido feito ou deixado de fazer durante a gravidez. A maioria não está relacionada a traumas na pele durante o parto. Alguns tipos podem ser hereditários, mas uma causa genética específica ainda não foi encontrada.

Quais são os tipos de marcas de nascença?

Existem dois tipos principais de marcas de nascença, que têm causas diferentes:

1. Marcas de nascença vasculares acontecem quando os vasos sanguíneos não se formam corretamente.

2. Marcas de nascença pigmentadas são causadas pelo crescimento excessivo das células que criam o pigmento (cor) na pele.

As marcas de nascença vasculares (vasos sanguíneos) mais comuns são manchas maculares, hemangiomas e manchas vinho do porto:

• Manchas maculares, também chamadas de manchas salmão, beijos de anjo ou mordidas de cegonha, são marcas vermelhas claras e são o tipo mais comum de marca de nascença vascular. Manchas maculares geralmente aparecem na testa, nas pálpebras, na parte de trás do pescoço, no nariz, no lábio superior ou na parte de trás da cabeça. Elas podem ser mais perceptíveis quando o bebê chora. Na maioria das vezes, essas manchas desaparecem por conta própria quando a criança tem entre 1 e 2 anos de idade, embora algumas possam persistir até a idade adulta.

• Hemangiomas. Tumor vascular mais frequente da infância, normalmente pequeno ao nascimento e com crescimento acelerado entre 6 e 9 meses de vida, podendo ser superficiais, profundos ou mistos. A maioria dos hemangiomas tem involução espontânea. Eles crescem rapidamente durante os primeiros 6 meses de vida, aproximadamente, e depois geralmente diminuem de tamanho e desaparecem quando a criança tem entre 5 e 10 anos de idade. Alguns, especialmente os maiores, podem deixar a pele anormal quando isso acontece, e a cirurgia pode ser necessária. Embora possam surgir em qualquer parte do corpo, a maioria dos hemangiomas está localizada na cabeça ou no pescoço. Eles podem causar problemas se interferirem na visão, alimentação, respiração ou outras funções corporais.

• Manchas vinho-do-porto. Essas lesões parecem como se vinho tivesse sido derramado em uma área do corpo, mais frequentemente no rosto, pescoço, braços ou pernas. As manchas vinho-do-porto podem ser de qualquer tamanho, mas crescem apenas conforme a criança cresce. Elas tendem a escurecer com o tempo e podem engrossar, a menos que sejam tratadas. Essas manchas nunca desaparecem por conta própria. Quando manchas vinho-do-porto envolvem certas partes do rosto, outros exames, como uma ressonância magnética, podem ser necessários.

Marcas de nascença pigmentadas

As marcas de nascença pigmentadas mais comuns são manchas café com leite, manchas mongólicas e nevos (pintas):

• Manchas café-au-lait. Essas manchas muito comuns são da cor de café com leite, o que explica o nome. Elas podem aparecer em qualquer lugar do corpo e às vezes aumentam em número conforme a criança fica mais velha. Uma única mancha não é um problema. No entanto, procure um médico se houver 5 ou mais manchas maiores que 0,5 cm em crianças menores de 5 anos, ou 6 ou mais lesões maiores que 1,5 cm em adultos. Ter muitas manchas café-au-lait pode ser um sinal de neurofibromatose, um distúrbio genético que causa crescimento celular anormal dos tecidos nervosos.

• Manchas mongólicas. Essas manchas planas, cinza-azuladas, são frequentemente encontradas na parte inferior das costas ou nas nádegas. Elas são mais comuns em peles mais escuras, como em crianças de ascendência asiática, indígena americana, africana, hispânica e do sul da Europa. Elas geralmente desaparecem, muitas vezes completamente, na idade escolar sem a necessidade de tratamento.

• Pintas (nevos congênitos, nevos melanocíticos). Pinta é um termo geral para manchas marrons chamadas nevos. A maioria das pessoas desenvolve pintas em algum momento da vida. Uma pinta que está presente desde o nascimento é chamada de nevo congênito e durará a vida toda. Embora o risco ainda seja baixo, nevos congênitos grandes ou gigantes têm maior probabilidade de se desenvolver em câncer de pele (melanoma) mais tarde na vida. Nevos congênitos menores podem ter um discreto aumento no risco.

Como são tratadas as marcas de nascença?

Manchas maculares geralmente desaparecem por conta própria. Aquelas localizadas na parte de trás do pescoço podem durar mais tempo, mas geralmente não são muito perceptíveis. A maioria das outras marcas de nascença vasculares pode ser tratada.

Manchas vinho do porto e alguns hemangiomas podem ser desfigurantes e perturbadores para crianças. Pequenos hemangiomas em locais menos visíveis geralmente não precisam de tratamento, pois a maioria involui quando a criança tem 10 anos. No entanto, médicos podem optar por tratar hemangiomas maiores ou mais visíveis com medicamentos orais ou tópicos, como beta bloqueadores.

O tratamento a laser pode ajudar crianças com manchas vinho-do-porto. Geralmente, esse tratamento é iniciado na infância, quando a mancha e os vasos sanguíneos são menores, proporcionando melhores resultados.

Nevos congênitos grandes ou gigantes podem ser removidos com cirurgia, embora os maiores possam apresentar desafios adicionais durante o procedimento de remoção.

Mesmo em tenra idade, as crianças observam como seus pais respondem a essas situações. É aí que elas aprendem a lidar com as reações dos outros. Falar de forma simples e aberta sobre uma marca de nascença com as crianças as torna mais propensas a aceitá-la como apenas mais uma parte delas mesmas, assim como a cor do cabelo. Pratique respostas simples que elas podem usar se forem questionadas sobre isso, como “É apenas uma marca de nascença. Eu nasci com ela.

Dra. Fernanda Módolo de Paula de Moura Campos
Médica Dermatologista com título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia
CRM 120155
RQE 67162
femedmodolo@yahoo.com.br
@femodolo.dermato
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!