Minha estreia por aqui não poderia ser diferente, neste louco mundo digital cheio de informações que nem sempre iguais, ser uma mãe com conhecimento vale sua saúde mental!
O mundo digital é sim maravilhoso, nos dá acesso a pessoas e informações das mais diversas possíveis, que teoricamente deveriam nos auxiliar, principalmente em nosso maternar, mas infelizmente nem sempre as informações que encontramos são fidedignas, ou ainda encontramos informações diferentes sobre um mesmo assunto, por exemplo, o desenvolvimento motor, seus marcos e tempo de aquisição de cada um.
O desenvolvimento motor é um assunto que gera muitas dúvidas, angústias e até mesmo medo. Muitas vezes em consultório recebo famílias angustiadas e temerosas quanto ao desenvolvimento do seu bebê e quando avalio percebo que não há nenhum tipo de déficit. Em minha prática consigo identificar claramente que isso se deve a alguns fatores, são eles: as informações encontradas na internet, bem como alguns perfis que por possuírem o objetivo de vender cursos criam um certo terrorismo nas famílias, a pressão sobre o tempo que o bebê consegue alcançar um marco motor, as comparações com o bebê da amiga ou da vizinha e os eternos palpites que cercam os cuidados com o bebê, parece que sempre alguém tem algum, não é mesmo?
Então entenda que você mãe e pai antenados devem buscar informações com pessoas que tenham conhecimento sobre o assunto, se mantenham atualizadas e acima de qualquer coisa te acalmem, não desesperem.
Cada bebê tem seu tempo? Sim, os bebês são seres humanos individuais e cada um se desenvolve à sua própria maneira e em seu tempo. Quando vocês conseguirem colocar isso dentro dos seus corações as comparações com outros bebês cessam, não há por que comparar seu filho com o da sua amiga já que ele é único. Mas atenção, cada bebê tem seu tempo sim, mas nós profissionais de pediatria somos os responsáveis e detentores do conhecimento das janelas motoras de cada marco do desenvolvimento. Mas afinal, o que são essas tais janelas? São períodos de tempo pré-determinados em que cada marco motor ocorre. Sim, nós sabemos até quando é esperado que o bebê sente, engatinhe, ande, por isso a importância de se cercar de profissionais confiáveis e atualizados.
O desenvolvimento motor acompanha a maturação do cérebro dos bebês e nos dois primeiros anos de vida esse processo de amadurecimento está a todo vapor, são cerca de 600 a 800 novas conexões nervosas por segundo, isso significa que o cérebro do seu bebê é como uma esponja nessa fase e, por isso é tão importante que você ofereça oportunidades adequadas ao aprendizado motor.
Eu sei que o sonho de toda família é ver seu bebê andando, mas é preciso entender que o desenvolvimento deve ser comparado com uma construção, é preciso uma fundação sólida
para que ele ocorra de forma correta, por isso não devemos antecipar nenhuma etapa ou ainda pular algum marco motor.
Mas afinal, como você, mamãe e papai podem auxiliar no desenvolvimento do seu bebê? Permitindo que ele tenha liberdade para se movimentar livremente, criando um ambiente adequado e desafiador o suficiente para que ele transponha os obstáculos e aprenda algo novo. Incentive seu bebê a brincar no chão, evite o uso de dispositivos contensores como cadeirinhas de balanço, cercadinhos, carrinhos, bebê conforto, jumpers. Brinque junto, crie momentos de afeto que irão tornar-se um aprendizado através da memória afetiva.
Não tenha medo de dizer não aos palpites alheios, a parentalidade é de vocês, desta forma somente você sabe o que é melhor para o seu bebê, cerque-se de bons profissionais, tenha conhecimento sobre o desenvolvimento para que você não compare seu bebê com nenhum outro e quando mesmo assim houver dúvidas quanto ao desenvolvimento procure um fisioterapeuta que seja especialista e trabalhe com desenvolvimento, sua saúde mental vale muito mais!
E se mantenha informada com as publicações da revista, pois trarei informações atuais sobre o desenvolvimento motor e dicas de como você poderá auxiliar seu bebê!