Clique e acesse a edição digital

MASSAGEM RELAXANTE: BEM-ESTAR PARA A MÃE E PARA O BEBÊ

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A massagem para a gestante requer cuidados especiais e toques suaves e, ao mesmo tempo, trabalha as dores lombares, diminui os inchaços nas pernas e auxilia o retorno venoso estimulando a circulação sanguínea e linfática. “Mulheres grávidas que são massageadas dormem melhor, sofrem menos ansiedade e depressão e apresentam menos complicações no trabalho de parto”, destaca a fisioterapeuta.
Benefícios da massagem na gestação
Durante os nove meses, a gestante sofre alterações morfológicas e fisiológicas profundas e a massagem pode ser uma forte aliada para amenizar essas mudanças. A especialista Barbara Teixeira, do Zahra Spa & Estética, revela quais são os principais benefícios dessa massagem:
Reduz o estresse;
Promove relaxamento profundo;
Proporciona um suporte emocional e conforto;
Alivia dores nas articulações, pescoço e costas causadas pelas alterações na postura, fraqueza muscular, tensões e ganho de peso;
Atua diretamente melhorando o sono e a digestão;
Melhora a circulação sanguínea e estimula o sistema linfático;
Ajuda a manter a elasticidade e nutrição da pele;
Promove consciência corporal e relaxamento necessário para um parto tranquilo e sem complicações;
Relaxe e sinta o prazer de ser mãe
A aplicação da massagem na gestante deve ser feita de forma cuidadosa e direcionada para as necessidades especiais e as limitações de cada uma. “Os movimentos, as manobras e os toques são específicos para cada período da gravidez, sendo que há várias técnicas que beneficiam a gestante. A intensidade do toque da massagem pode variar muito e influenciar seus efeitos”, acrescenta Barbara.
A massagem pode ser feita em uma gravidez normal e, em mulheres de todas as idades. Entre as técnicas liberadas para as grávidas destacam-se a drenagem linfática, a massagem relaxante e a massagem ayurvédica. “Já algumas técnicas existe uma contraindicação. No caso da reflexologia e do shiatsu, a massagem pode estimular determinados pontos e desencadear contrações uterinas antes da hora”, alerta a fisioterapeuta.
Cada técnica tem sua finalidade e irá trabalhar em uma região específica para aliviar os desconfortos. A massagem relaxante, por exemplo, é indicada para diminuir as dores da região lombar e a ansiedade, sua vantagem é que ela pode ser feita já a partir do primeiro trimestre. “Por meio de manobras terapêuticas como amassamento, deslizamento e percussões, a massagem ativa a circulação sanguínea, aumenta o fluxo de nutrientes e remove as toxinas das células que são prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor”, garante. A mamãe deve fazer a massagem uma vez por semana para ajudar a diminuir as dores nas costas e a ansiedade.
Cuide de você
Antes de iniciar qualquer massagem terapêutica, a gestante deve informar seu médico. “É recomendado evitar massagens antes de completar os três meses de gestação. Nos últimos seis meses, a aplicação de qualquer massagem deve ser feita com cuidado e com toques suaves”, finaliza Barbara Teixeira.

Fonte- Fisioterapeuta Dermato- Funcional Barbara Teixeira, do Zahra Spa & Estética

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!