Clique e acesse a edição digital

Por que fazer acompanhamento com nutricionistas durante a gestação?

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Beautiful Pregnant Woman Happily Preparing a Vegetable Salad, Organic Healthy Food, in a Cozy Home Kitchen. The Concept Of Diet, Proper Nutrition, Healthy Pregnancy and People.

A gestação é uma época mágica para a mulher, porém, é também uma fase da vida em que os cuidados com a saúde e com a alimentação devem ser redobrados, para que você e seu bebê consigam chegar ao final dos nove meses da melhor maneira possível. Muitas gestantes, além de contar com o acompanhamento de um ginecologista e obstetra de confiança, optam por também fazer um acompanhamento nutricional nessa fase de desenvolvimento do bebê.

Você sabe por que o acompanhamento com nutricionistas durante a gestação pode ser interessante para a saúde da mãe e do filho? Esse é o assunto do nosso artigo de hoje! Confira logo abaixo e tire suas dúvidas!

Adequar a sua alimentação às suas novas necessidades nutricionais

As necessidades nutricionais de calorias e nutrientes mudam significativamente para as mulheres gestantes. O desenvolvimento do organismo do bebê é uma situação metabólica que exige um consumo altíssimo desses compostos nutricionais e, por esse motivo, as futuras mamães devem se adaptar a um novo estilo de alimentação para evitar quadros de desnutrição e carência de nutrientes específicos.

O acompanhamento do nutricionista pode ajudar a mulher a adequar sua alimentação a essas novas necessidades nutricionais, garantindo o desenvolvimento correto do bebê e a manutenção da saúde materna nesse período.

Por que fazer acompanhamento com nutricionistas durante a gestação

Ajudar a controlar o ganho de peso de maneira saudável

Você já sabe que a gestação está relacionada com uma elevação inevitável do seu peso corporal, não é mesmo? Esse ganho de peso, entretanto, é considerado indispensável para a manutenção da sua saúde e do desenvolvimento do bebê. Para mulheres que se sentem inseguras com relação ao ganho de peso, o acompanhamento do nutricionista pode ser essencial para que esse o ganho desses quilinhos extras seja feito de maneira saudável, sem colocar em risco a sua saúde e bem-estar.

Para mamães que já se encontram acima do peso no início da gestação, esse acompanhamento nutricional também pode ser considerado essencial, já que o controle de peso para essas mulheres deve ser realizado com cuidado e bastante atenção.

Minimizar o risco de desenvolvimento de doenças crônicas

A alimentação desequilibrada durante a gestação pode ser uma das responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crônicas que estão relacionadas com essa fase da vida da mulher. Os quadros de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional podem ter riscos aumentados em mulheres que não tem o hábito de se alimentar de maneira mais saudável.

O acompanhamento do nutricionista nessa fase é interessante para ajudar a minimizar esses riscos, garantindo a educação alimentar da gestante, como também orientando as pacientes que desenvolvem esses sintomas durante a gravidez.

Evitar sintomas de doenças carenciais

Algumas mães que não conseguem adaptar a sua alimentação às novas necessidades nutricionais do seu organismo podem desenvolver problemas de saúde relacionados com a carência de vitaminas e minerais. As deficiências do consumo de ferro, ácido fólico e cálcio são as mais comumente diagnosticadas em gestantes, e podem ser tratadas com a ajuda de orientação nutricional e suplementação prescrita pelo nutricionista.

Evitar desconfortos com a alimentação nessa fase

Alguns sintomas desconfortáveis no trato gastrointestinal podem ser observados durante essa fase. A sensação de empachamento é o sintoma mais comum na gestação, já que o crescimento do bebê pode pressionar o estômago, diminuindo o apetite e dificultando a nutrição da mãe e da criança. O nutricionista pode orientar a gestante a contar com estratégias específicas para contornar esse desconforto e se alimentar melhor.

As náuseas e a constipação também são sintomas observados em gestantes, e que também podem ser minimizados com alterações específicas na alimentação.

O nutricionista é um importante profissional para a gestante durante os nove meses mais especiais da sua vida. Você faz algum acompanhamento nutricional com esse especialista? Quais foram os benefícios observados por você? Compartilhe suas experiências conosco!

Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador. 

Divulgado em: Blog da Nutrimãe – clube de assinaturas de alimentação saudável de gestantes, lactantes e toda família.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Recuperando-se de uma cesariana

Evite colocar-se limites de tempo. Emocionalmente, os sentimentos das mulheres em relação à cesárea variam em amplitude, desde aceitação até decepção ou profunda tristeza. Algumas

Leia Mais »

Parto público e privado

O parto na rede pública, e privada com e sem plano de saúde Os procedimentos, condutas hospitalares e direitos da mulher em relação ao parto

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!