Clique e acesse a edição digital

Quem não dança, segura a criança! A festa precisa ser para toda a família

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Imagem do WhatsApp de 2025-01-15 à(s) 12.06.54_f7accc42

Você saiu das férias e já está pensando na folia, samba, alegria, fantasia e as crianças, quem cuida?

A música chama para festejar e quem não gosta cuida da criança e se a família toda gosta de uma folia? Vamos pensar juntos nesse papo de quem cuida dos pequenos, nessa época do ano e em outros grandes festejos?

As princesas, piratas e fadinhas podem participar e a mamãe e o papai também, mas a responsabilidade não tira folga. Chamo a atenção para que não é o tio “tá” olhando, a avó vai dar uma olhadinha, estamos entre amigos, deixa ele lá com o primo. O alarme está ligado, todos os dias vemos casos de crianças perdidas, acidentes e violência ocorrendo com as nossas crianças, na rua e dentro de casa. Tudo pode ocorrer em poucos minutos, em segundos de uma distração, uma criança se afoga e/ou é levada por pessoas estranhas.

Em grandes cidades ou mesmo nos pequenos centros, todos os anos ouvimos papos de inúmeras crianças que se perdem dos seus pais no meio da folia. Muitos pais acabam levando seus filhos para o meio da multidão e, devido à bebida e à folia, acabam perdendo seus filhos. Se você quiser ir para a rua e mesmo assim levar o seu pequeno (não é recomendável), não beba e não desgrude dele em momento algum. Mesmo tomando alguns cuidados, é bom colocar na criança uma pulseira com telefones dos pais e identificação para que os filhos busquem ajuda de um policial ou de seguranças.

Instrução! Desde pequenos, dê referência a eles, oriente-os sobre locais, nome dos pais, dados pessoais. As crianças são cada vez mais espertas e essas informações podem salvar.

Agora um papo de mãe preocupada, podem chamar de muito protetora, eles crescem e nessa época do ano ser adolescente não é para os fracos, os inúmeros estímulos e ofertas os chamam para experimentar de tudo e a necessidade de estar incluído leva os jovens a experiências para as quais não estão preparados e levam também ao risco de morte. Orientação e mostrar o real vem de casa, estabelecer regras e manter o controle não é superproteger, é garantir a segurança.

Carnaval tem todo o ano e poderá viver muitas experiências a cada nova folia!

Separei algumas orientações básicas da Polícia Militar, tenho certeza de que você tem as suas, então compartilha com um amigo que tem crianças e adolescentes em casa.

• Identifique a criança com nome, telefone, endereço dos pais ou responsável. por meio de crachás ou pulseira;

• Caso leve as crianças para a folia durante o dia, tenha cuidado com o sol. Lembre-se de oferecer água para garantir a hidratação;

• Evite ficar com a criança em locais com grandes aglomerações. Prefira ficar mais afastado.

Colaboradora: Isabella Stutz – Jornalista, criadora do projeto @papoemfamilia, casada, mãe atípica, de dois meninos de 6 e 14 anos, de Nova Friburgo – RJ – canalpapoemfamilia@gmail.com
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!