COMO O MEU BEBÊ ESTÁ CRESCENDO?
O quarto mês (entre 14 e 18 semanas)
Ao final da décima sexta semana o bebê mede cerca de 12 cm (comprimento cabeça-nádegas) e pesa aproximadamente 110 g. É nutrido pela placenta e está desenvolvendo reflexos como sugar e engolir. O corpo cresce mais rápido que a cabeça e os dedos das mãos e pés já estão bem definidos.
O quinto mês (entre 18 e 22 semanas)
O bebê mede entre 20 e 24 cm e pesa mais de 300 g. Faz movimentos fortes o suficiente para ser percebido pela mãe. Uma delicada penugem, chamada lanugo, recobre a sua pele até então quase transparente. Os cabelos iniciam a crescer e um vérnix protetor começa a se acumular sobre o corpo.
O sexto mês (entre 22 e 26 semanas)
No final da 24ª semana o bebê pesa aproximadamente 630 g. A pele apresenta-se caracteristicamente enrugada, iniciando-se a deposição de gordura no sub-cutâneo. A cabeça é proporcionalmente maior que o corpo; cílios e sobrancelhas são habitualmente visíveis. Os olhos começam a se abrir.
O QUE VOCÊ PODE ESTAR SENTINDO
À medida que o seu bebê continua crescendo durante o segundo trimestre, muitas mudanças continuam ocorrendo com o seu corpo. Os incômodos comuns do primeiro trimestre podem ter cessado e você pode estar sentindo algum dos seguintes sinais e sintomas, comuns e normais no segundo trimestre:
Sinais e Sintomas Físicos
° Aumento do apetite
° Tonturas e sensação de desmaio
° Movimentos fetais no final do 4º e início do 5º mês
° Inchaço nos pés e tornozelos
° Varizes nas pernas ou hemorróidas
° Aumento da umidade vaginal
° Congestão nasal e/ou sangramento nasal ocasional
° Desconforto e/ou dor pélvica ou na parte inferior do abdômen
° Cãibras nas pernas
° Dor lombar
° Maior pigmentação na pele do abdômen ou face
Sintomas emocionais
° Alegria e/ou apreensão se você finalmente percebeu a gravidez;
° Frustração, se você realmente não “sentiu” a gravidez ainda, mas está muito grande para as suas roupas habituais, porém ainda pequena para as roupas de gestante;
° Sentimento de falta de controle total sobre si mesma, esquecendo coisas, exibindo falta de concentração;
° Aceitação da gravidez como uma realidade.