Clique e acesse a edição digital

Vitamina Geral

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Young pretty girl holding orange, looking at camera, smiling over green background.

As vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o bom funcionamento do organismo. A própria palavra já nos traz uma ideia em relação ao seu papel, uma vez que “vita” vem de vida, vital, e sem elas não há como sobrevivermos. Elas desempenham uma variedade de funções desde a infância, sendo crucial para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde física e mental. Abaixo estão algumas das funções principais das vitaminas no organismo:

Metabolismo Energético:

As vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12) são essenciais para o metabolismo energético. Elas desempenham um papel fundamental na conversão de alimentos em energia.

Antioxidantes:

Vitaminas A, C e E atuam como antioxidantes, ajudando a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres. Esses radicais livres estão associados ao desenvolvimento de várias doenças.

Formação de Tecidos e Colágeno:

A vitamina C é necessária para a síntese de colágeno, uma proteína importante na formação de tecidos conjuntivos, pele, ossos e vasos sanguíneos.

Desenvolvimento Ósseo:

A vitamina D desempenha um papel crucial na absorção de cálcio e fósforo, contribuindo para a saúde dos ossos.

Coagulação Sanguínea:

A vitamina K é essencial para a coagulação sanguínea adequada, ajudando na formação de fibras que param o sangramento quando ocorre uma lesão.

Visão e Saúde Ocular:

A vitamina A é crucial para a saúde dos olhos e a manutenção da visão, principalmente na adaptação à luz.

Sistema Imunológico:

Vitaminas como A, C, D e E desempenham papéis importantes no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções e doenças.

Desenvolvimento do Sistema Nervoso:

As vitaminas do complexo B, especialmente B6, B9 (ácido fólico) e B12, são essenciais para o desenvolvimento e funcionamento adequado do sistema nervoso.

Regulação Hormonal:

Algumas vitaminas desempenham um papel na regulação hormonal, como a vitamina D, que influencia a produção de hormônios.

É importante obter uma variedade de vitaminas através de uma alimentação equilibrada, pois a deficiência ou excesso de vitaminas pode levar a problemas de crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo. Em alguns casos, suplementos vitamínicos podem ser recomendados, caso haja alguma deficiência ou necessidade aumentada em situações específicas.

Por isso, ofereça sempre alimentos variados, ricos em nutrientes, fibras e água. Essa combinação é fundamental para uma boa absorção e metabolização das vitaminas. Sejamos saudáveis sempre!


Dr. André Veinert

Formado pela Faculdade de Medicina da UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto. Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN (RQE 69663) e Área de Atuação em Nutrição Parenteral e Enteral pela BRASPEN. Preceptor da Residência de Nutrologia do Hospital IGESP – São Paulo. Capacitação em obesidade e Lifestyle medicine pela Havard Medical School.

andre.veinert@healthme.com.br
@andrenutrologo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A vida emocional do feto

Até bem pouco tempo, admitia-se que o psiquismo humano entrava em funcionamento no exato instante em que ocorria seu nascimento quando, então, dava-se a cesura

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!