Clique e acesse a edição digital

5 Dicas para o desenvolvimento saudável do seu filho!

Tempo de Leitura: 5 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
bebes-engatinhando-e-aprendendo-a-andar-juntos

Meu objetivo aqui é te auxiliar a ter uma parentalidade mais saudável, siga essas dicas e aproveite cada dia mais seu bebê!

1. Evite comparações!

Seu filho é único, não é mesmo? E por que você insiste em comparar ele com o bebê da sua melhor amiga ou da vizinha ou daquela mãe do grupo de mães?

Isso mesmo, minha primeira dica, vem com uma bronca de leve, pare de comparar seu bebê com outros bebês. Cada criança é única e se desenvolve à sua própria maneira! Eu como mãe juro que entendo quando o bebê daquela sua amiga tem a mesma idade do seu e já faz algo que o seu ainda não faz, bate uma angústia, mas isso faz mal somente a você.

Evite esta comparação, minha dica é faça um exercício mental e busque aí na sua memória seu bebê de um mês atrás! Viu como ele mudou? É isso aí, toda vez que você cair na tentação da comparação faça esse exercício e perceba como ele muda de um mês para o outro!

2. Chão é Vida!

O desenvolvimento motor depende da liberdade de movimento que você dá ao seu filho, sendo assim, coloque seu bebê no chão o quanto antes, pois é nele que ele irá se desenvolver de forma saudável através de sua livre movimentação.

Quanto antes seu bebê for para o chão, mais fácil será sua adaptação! O chão é o habitat natural do ser humano, é nele que andamos, é com ele que devemos ter contato desde o início da nossa vida e nos desenvolver! Não se engane e não caia em mitos, bebê que vai ao chão não fica doente mais fácil, o bebê pode ir para o chão no frio sim e o convívio com os pets é super indicado para o desenvolvimento saudável.

Informação é tudo, então agora você mamãe Materlife ligada já sabe, coloque seu bebê no chão!

3. Mais tummy time, menos dispositivos de contenção!

Tummy time é o momento em que colocamos o bebê no chão de barriga para baixo, ele é superimportante para o desenvolvimento saudável do seu filho, mas isso é assunto para uma coluna inteira e eu prometo que volto aqui só para falar sobre isso! Nesse momento o importante é entender que o tummy time irá auxiliar e muito no desenvolvimento do seu bebê. Ficar com a cabeça firme, rolar, arrastar, engatinhar tudo depende de um tummy time bem-feito!

Hoje em dia, infelizmente encontramos uma vasta variedade de dispositivos que auxiliam sim as famílias por deixarem os bebês distraídos, calmos e quietinhos, mas eles acabam por manter o bebê contido, não permitindo a liberdade de movimento e, como vocês já sabem sem liberdade de movimento o desenvolvimento pode acabar por ser prejudicado. Mas afinal, quais são esses dispositivos? Cadeiras de descanso, bebês conforto, carrinhos, jumpers, ginásio de atividades e andadores.

Sim, eu sei que em alguns momentos eles são necessários para conseguirmos realizar nossas atividades básicas do dia a dia, não estou dizendo para não usar nunca mais, nem demonizando quem usa, quem sou eu para isso, mas temos que dosar seu uso, não devemos deixar o bebê o tempo todo em um ou vários destes dispositivos. Minha dica é repasse mentalmente a rotina sua e do seu bebê e tente diminuir o tempo que seu bebê passa nestes dispositivos, pense no momento que você de fato precisa que ele fique distraído para que você faça algo e os use sim, mas não se esqueça que a maior parte do tempo seu bebê deve passar no chão e não “preso”.

4. Não pule etapas!

O sonho de toda família quando um bebê nasce, motoramente dizendo, é ver o bebê andando, mas eu preciso pedir que vocês segurem a ansiedade e eu posso explicar o porquê!

Costumo fazer uma metáfora entre o desenvolvimento motor e a construção de uma grande mansão, é preciso que se faça uma fundação sólida para que a tenhamos uma linda casa! Mas o que isso quer dizer? Todas as etapas motoras são importantes para a construção do desenvolvimento do seu filho, nenhum bebê consegue andar se não tiver segurado sua cabeça ou sentado, os bebês precisam experienciar todas as aquisições motoras, pois em cada uma delas eles aprendem algo para que chegue ao tão sonhado andar. Por isso, por mais que você sonhe com seu bebê andando é superimportante que você não apresse esse processo, pois a jornada até lá é superimportante para que ele consiga desempenhar de forma mais segura o tão sonhado primeiro passo.

5. Pare de seguir perfis tóxicos!

E por fim, mas não menos importante, como já disse em minha última coluna, a internet ao mesmo tempo que te auxilia e te enche de informações pode ser tóxica e te causar ansiedade e angústia. Já atendi diversas famílias que estavam aterrorizadas por informações obtidas na internet e após a avaliação o bebê estava bem.

Então aprenda a filtrar os perfis que você segue, se informe sim, pois informação salva vidas, mas selecione bem os profissionais que você segue, veja se faz sentido o que ele diz e não deixe de questionar sempre que não estiver entendendo ou não fizer sentido para você! E claro, não se esqueça que perfis de pessoas que não são profissionais que trabalham com pediatria não são para você aprender algo relacionado a desenvolvimento, estes servem como passatempo!

Agora que você já leu todas as dicas, respira fundo, acalma seu coração e vai lá aproveitar seu bebê!


Dra. Patrícia Lattaro
Fisioterapeuta, mãe do Gabriel, apaixonada por bebês e seu desenvolvimento, pós-graduada em Reabilitação Neurofuncional pela Universidade Federal de São Paulo. Há 15 anos uso meu conhecimento para auxiliar famílias a entender o desenvolvimento de seus bebês de forma descomplicada.

patilattaro@gmail.com
@patricialattaro.fisio
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A AUTOESTIMA DA CRIANÇA

“A falta de envolvimento e a dificuldade dos pais em entenderem as necessidades imediatas ou mesmo ao se eximirem de responsabilidades afetam diretamente na construção

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!