Veja realmente o que é verdade para não cair nas armadilhas populares
O primeiro ano de vida de um bebê é um divisor de águas na vida dos pais e também um momento que pode ser considerado confuso, principalmente para aqueles que estão na primeira viagem. Muitas crenças, conselhos de vizinhos, amigos e até mesmo dos familiares podem deixar os responsáveis perdidos e sem saber por qual caminho seguir. Hoje destacamos os principais mitos desta fase para que você possa curtir esses primeiros meses de forma mais tranquila e com segurança.
Converse com seu bebê! Algumas pessoas acreditam que pelo fato da criança que ainda tem meses, não conseguir falar, os pais não podem dialogar com ele. Isso é um mito! De acordo com uma pesquisa da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, que foi realizada com 50 bebês, provou que a conversa é extremamente importante e contribui para o desenvolvimento e associação das palavras. Então, se você gosta de se comunicar com o seu filho, continue, esse hábito é super benéfico.
O soluço é um dos principais causadores de dúvidas e são criadas 1.000 soluções e hipóteses. Mãe, entenda que durante a primeira fase de vida da criança é normal que isso ocorra, porque o soluço nada mais é do que o resultado de uma contração involuntária do diafragma e muitos estímulos do recém-nascido podem contrair o músculo. Então, em primeiro lugar, quando seu bebê estiver soluçando, fique calma, porque esse momento irá passar naturalmente. E levantar o braço da criança não irá ajudar, isso é mito.
Durante os primeiros meses também é normal que a ansiedade das mães aumente por conta de toda expectativa criada pela maternidade com o nascimento da criança e as dúvidas que surgem: será que vou ser uma boa mãe? Como vou dar conta de tudo? É importante esclarecer que nenhuma mãe nasce pronta e esta ansiedade pode acabar aumentando a probabilidade das cólicas no bebê. A criança, nesse estágio de vida pode sim perceber as alterações de humor da mãe, ficar tensa e o corpo reagir com a cólica. Entenda que aos poucos a vida voltará ao lugar e que esses primeiros meses conturbados irão passar. Tenha em mente que assim como a criança nasce, também nasce uma mãe e vocês aprenderão juntos. Portanto, não deixe espaço para a ansiedade.
As cólicas são períodos de pânico para muitas famílias porque entram em desespero junto com o choro do bebê. Mas, tenho uma boa notícia para você. As bolsas de água quente e o famoso movimento de bicicleta podem sim ajudar a amenizar este quadro. Isso ocorre devido a elevação da temperatura, que provoca a dilatação dos vasos e relaxa os músculos. Mas fica um alerta, a água deve estar em temperatura morna para não queimar a pele do recém-nascido, que é bastante sensível. Outra dica bem eficaz é encostar a barriguinha do bebê em você, mamãe.
Doutora, tomar mamadeira deitado pode originar dor de ouvido? Sim! O recomendado é que a criança faça isso suavemente inclinada, em um ângulo de 30º a 45º porque o canal que anela a garganta ao ouvido é mais curto e horizontado e pode fazer com que o leite flua com mais rapidez se estiver deitado. Isso pode fazer com que o líquido logo chegue ao ouvido e provocar instalação de bactérias.
Por fim, a principal orientação antes de toda e qualquer dúvida é: procure o pediatra para que você tenha orientações seguras para vivenciar esses primeiros meses com seu bebê sem pânico, de forma natural e tranquila.