Clique e acesse a edição digital

Líquidos: Um bem necessário

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A ingestão de líquidos é essencial para a saúde de todas as pessoas. Além de hidratar o corpo, eles evitam alguns problemas, como ressecamento da pele, dos cabelos e das mucosas e a temida prisão de ventre.

A água é a fonte mais adequada de hidratação. Os alimentos possuem uma porcentagem da substância em sua composição, mas não são suficientes para substituí-la. Não há uma recomendação fixa de ingestão de líquidos. Ela pode variar de pessoa a pessoa. O indicado, normalmente, são 2 litros e meio. É importante que pelo menos metade do consumo seja somente água. O restante pode ser por meio de sucos de frutas e chás, por exemplo.

O leite também é considerado uma bebida extremamente importante, pois contém em sua composição nutrientes e fontes de vitaminas para o organismo. Por ser uma fonte de cálcio, o leite ajuda a construir uma boa formação óssea. Para quem tem intolerância à lactose, uma boa opção são as bebidas de soja. Elas também são uma ótima dica para aqueles que desejam levar uma vida mais saudável, pois não possuem colesterol, nem gordura e são fontes de vitamina e proteínas.

O grande vilão é o refrigerante. Como não possui nenhum nutriente, ele não hidrata o corpo. A água presente na bebida não compensa a falta de substâncias benéficas. É preferível substituir pelo suco, mesmo que industrializado, pois contêm vitaminas e alguns são enriquecidos com nutrientes.

Na gravidez, a necessidade de ingestão de líquidos é ainda maior, pois as grávidas têm uma pré-disposição a infecções urinárias e o consumo de bebidas ajuda na prevenção dessas enfermidades. As bebidas mais recomendadas para as gestantes são água mineral e sucos de fruta da época, de preferência sem açúcar ou com adoçante sucralose (indicado para gestante). Os chás calmantes, como erva doce e camomila também são indicados. Aliás, os chás são excelentes pedidas para quem quer emagrecer: sem açúcar, gordura e nenhuma caloria. E tem mais: ainda aumentam a capacidade de concentração.

Mas para evitar uma má digestão, não beba líquidos durante as refeições. Essa mistura pode causar um desconforto abdominal ou prejudicar a absorção de nutrientes contidos nos alimentos. O ideal é aproveitar sua bebida favorita enquanto não estiver comendo e se deliciar!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Bico de papagaio na gestação

Frouxidão dos ligamentos da coluna na gravidez deixa as mulheres mais suscetíveis ao acometimento de lesões nas articulações vertebrais Bico de papagaio não é exclusivo

Leia Mais »

Gestação Anembrionada

“A gestação anembrionada pode ser identificada no primeiro trimestre da gravidez por meio da ultrassonografia. Essa gravidez consiste em um saco gestacional vazio, sem embrião

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!