Atualmente, as crianças estão vidradas pela tecnologia. Mesmo que nunca tenham tocado em certo tipo de celular, por exemplo, ao receberem tal equipamento, esses pequenos descobrem rapidinho onde estão os jogos, fotos e tudo que os interessa. É impressionante!
Prós:
Hoje o mundo é pura tecnologia, o que é muito bom por um lado. Com esta ferramenta temos informação na palma da mão, basta digitar uma dúvida no Google ou em qualquer outro buscador que a informação vem pronta.
Já o vídeo game e jogos no celular é uma ferramenta excelente, porque desenvolve o intelecto. Além de ser uma brincadeira superdivertida e conveniente para os pais, pois é possível deixá-los brincando enquanto resolvemos alguma coisa. O mesmo vale para os joguinhos infantis que encontramos no Discovery Kids, Friv, entre outros (pelo computador).
Contra:
Mas, como tudo na vida, temos o lado negativo da tecnologia.
Nem toda a informação que está na internet é verídica, ou seja, tem muita gente publicando coisas sem qualquer fundamento e até mesmo muita mentira. Por isso, é importante sempre verificar a procedência da informação para acreditar ou não naquilo que está lá.
Quanto a internet, as crianças e adolescentes estão com acesso a coisas demais (inapropriadas para a idade). Por isso, é importante que os pais estejam sempre de olhos abertos. Não que você deve proibi-los, mas tudo tem idade para ser visto. Tem crianças que possuem o acesso liberado dentro de casa, o que é um erro, porque precisam de regra e são os pais que devem determiná-las.
Não é porque é menino que deve ter acesso a jogos de roubos, mortes etc.
Tudo tem o seu momento para ser descoberto. Considero que não é correto uma criança de apenas 4 anos ter acesso a este tipo de tecnologia. Não que ele será um assassino ou ladrão vendo isso agora, mas não é adequado que nesta idade tenha acesso a este tipo de violência.
No mês de maio/2014, assisti ao programa “A Liga” a respeito da tecnologia e realmente fiquei chocada com o que vi e descobri no programa, porque nunca imaginei nada parecido com o que foi mostrado lá. Crianças e pré adolescentes vendo coisas na internet ou no próprio celular totalmente sem sentido. Para eles é algo absolutamente normal, e o pior de tudo é que estão compartilhando por aí (teor pornográfico).
Vício:
Voltando ao título deste artigo. Quando a brincadeira é legal, vira vício muito rápido.
Crianças e adolescentes são apaixonados por vídeo game e jogos do celular e internet, mas é preciso sempre limitar o tempo e/ou os dias. Muitas vezes, a criança quer jogar hoje por horas, amanhã também e depois de amanhã também. Se perdeu, quer jogar de novo para ganhar, e se ganhou, quer jogar de novo para ganhar novamente. Quando é decidido que o tempo acabou, a situação fica uma loucura e um chororô sem fim.
É preciso ter disciplina para incentivá-los e também brecá-los quando a ferramenta está sendo usada em excesso. É uma situação difícil, mas tudo com moderação é mais saudável e prazeroso.
Que tal estabelecer uma competição com hora ou partidas para acabar?!
Fica a dica!!!
Fonte: Priscila Casimiro