A resposta é NÃO! O ideal é respirar pelo nariz. Seja de dia ou dormindo.
A Síndrome do respirador oral engloba sinais e sintomas caraterísticos, tem causas extrínsecas e intrínsecas nasais e pode ter causas variadas.
Os SINAIS E SINTOMAS mais frequentes e que devemos prestar atenção são: obstrução nasal, rinorreia (nariz escorrendo) persistente, dores de garganta recorrentes, ardência e coceira na garganta, pigarro, tosse seca persistente, dor de cabeça matinal, infecções de vias aéreas superiores (gripes, resfriados, sinusites) recorrentes, halitose (mau hálito), incontinência urinária noturna, sonolência diurna, dificuldade de acordar cedo, baixo desempenho escolar, RONCOS, baba no travesseiro, cansaço fácil em atividades físicas, olheiras, alterações crânio faciais (dentição, lábios, mandíbula e maxila).
Gosto de usar como exemplo aos pais para ilustrar a obstrução nasal, principalmente para aqueles que se queixam que a criança se alimenta muito rápido, mastiga de boca aberta e tem preferência para alimentos mais líquidos e pastosos (que não precisam serem triturados na mastigação):
• Coloque um pregador no nariz e tente mastigar, respirar e engolir! Tudo pela boca! É muito desconfortável!!! E é assim que muitas crianças se sentem e tornam o momento da refeição um desafio (ou de stress).
E quais são as causas (etiologias) da respiração oral? A principal e mais frequente de todas as causas é a RINITE (alérgica e não alérgica). Podemos destacar HIPERTROFIA DA ADENOIDE E DAS AMIGDALAS como uma causa importante pois em sua maioria o tratamento chega a ser cirúrgico, temos também a hipertrofia dos cornetos inferiores, entre outras.
A prevenção principal para a respiração nasal é a LAVAGEM NASAL DE ALTO VOLUME! Vou sempre bater nessa tecla mais importante! Além de controle ambiental para alérgenos e prevenções especificas após um diagnóstico.
Então, se você tem notado seu filho(a) apresentando a respiração oral seja noturna, diurna ou apresenta os sinais e sintomas sugestivos, procure um otorrinolaringologista!!! Essa condição afeta diretamente o sono, alimentação, desempenho escolar e alterações craniofaciais. A respiração nasal traz uma melhora na qualidade de vida para todos, principalmente para nossas crianças!