Clique e acesse a edição digital

A ansiedade do andar!

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
pai-de-vista-lateral-ajudando-o-bebe-a-engatinhar

Nasce um bebê e logo alguém fala: “Quando vai andar?” Hoje vamos conversar sobre essa pressão e ansiedade ao redor do marco motor, vem acalmar seu coração comigo!

Um bebê nasce e parece que quase que imediatamente já começa uma série de opiniões, pressões e cobranças da sociedade, não é mesmo? Isso não muda em relação ao andar, pelo contrário, parece que fica ainda mais intenso.

Fato é que quando o bebê se aproxima do seu 1º aninho começam os comentários: “O bebê de fulana andou com 10 meses!”, “O seu não está andando ainda?”, “Você está estimulando-o a andar?”, “Será que ele vai atrasar?” Eu sei que é assim, pois vivo a Pediatria há mais de 15 anos e esse é um bate papo recorrente no consultório. E vou além, esses comentários trazem SOMENTE insegurança e ansiedade a vidas dessas famílias que por si só acabam pensando isso tudo sem ninguém dizer nada.

Por isso meu primeiro pedido de hoje é para você, que sem maldade, faz esses comentários, por mais que você tenha boas intenções e queira somente ajudar, você acaba fazendo mal a essa família. Nunca sabemos o momento que essa família está passando, como um comentário irá permear aquela família, então simplesmente não o faça!

Depois eu venho falar com vocês, famílias, inundem-se de conhecimento de qualidade, confiem no profissional que atende o filho de vocês e aprendam a responder a estes comentários que podem ser nocivos! Explique delicadamente para a pessoa que seu bebê ainda não anda e está tudo bem, que você sabe que outros bebês andam mais novos, mas que seu filho super saudável está sendo acompanhado e não tem nada de errado em não estar andando! Quando nos posicionamos deixamos claro a essas pessoas que não aceitaremos interferências na criação dos nossos filhos e os comentários e observações vão aos poucos cessando.

Agora vamos de conhecimento! O termo “janela motora” diz algo para você? Vamos entender! Chamamos de janela motora um período de tempo em que esperamos que um marco motor ocorra, então sabemos que o andar é um marco motor esperado dos 9 aos 18 meses, por se tratar de uma janela motora tão ampla acaba dando essa margem para tantas comparações. Entendam que neste período o bebê irá aprimorar suas habilidades a fim de andar de forma livre, independente e equilibrada em qualquer ambiente.

Para alcançar o tão sonhado MEU BEBÊ ESTÁ ANDANDO, seu filho terá que antes se colocar em pé sozinho, andar de lado com apoio, andar com apoio, soltar-se para ficar em pé para aí então arriscar os primeiros passos, viu como existem diversas fases dentro desta conquista? Isso tudo porque seu filho precisa criar força nos músculos das pernas e estabilidade no quadril para conseguir andar de forma equilibrada e harmoniosa. Falando nisso, é importante saber que todo bebê irá começar a andar com as perninhas abertas, de forma desajeitada, e assim como todas as habilidades aprendidas a marcha irá aprimorando com o tempo e com a experiência vivida por ele.

E quando meu bebê precisa de ajuda? Eu indico uma avaliação do desenvolvimento motor relacionada a marcha quando o bebê tem por volta de 14 meses e ainda não se coloca em pé sozinho, não dá passos laterais e não se arrisca a ficar em pé, nestes casos é importante entendermos o que pode estar acontecendo e intervir o quanto antes para que seu bebê não atrase a marcha. Nem sempre é preciso ter um atraso para avaliarmos o desenvolvimento!

E minha dica final desta edição é encoraje seu filho, tente não se assustar tanto com as quedas, crie um ambiente em que ele consiga se deslocar por pequenas distâncias apoiado e se arriscar em alguns momentos sem apoio. Confie no pediatra que atende sua família e em suas orientações e acima de tudo, EMPODERE-SE da sua parentalidade!

E até o próximo mês!


Dra. Patrícia Lattaro
Fisioterapeuta, mãe do Gabriel, apaixonada por bebês e seu desenvolvimento, pós-graduada em Reabilitação Neurofuncional pela Universidade Federal de São Paulo. Há 15 anos uso meu conhecimento para auxiliar famílias a entender o desenvolvimento de seus bebês de forma descomplicada.

patilattaro@gmail.com
@patricialattaro.fisio
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Frênulo lingual e amamentação

As triagens neonatais são ações preventivas para identificação de possíveis alterações, para bebês assintomáticos, por meio de testes, com o objetivo de encaminhá-los para o

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!