Clique e acesse a edição digital

EXERCITE-SE E EVITE CÃIBRAS NA GESTAÇÃO

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Na gestante é muito comum e aparecer por volta do segundo ou terceiro trimestre, causando desconforto e dor. Nos últimos meses de gravidez, por conta do aumento do peso e esforço para se adaptar ao novo padrão postural, ocorre um maior desgaste físico sentido pela musculatura das costas e das pernas. Além disso, a futura mamãe tende a perder cálcio, que será transferido para a formação dos ossos do bebê, deixando-a propensa as cãibras. Porém a gestante não precisa ficar assustada, pois a cãibra nada mais é do que uma contração involuntária, de curta duração, dolorida, mas inofensiva. E que pode ser resolvida ou melhorada com uma alimentação adequada, uma boa hidratação e exercício físico.
Alimentos ricos em cálcio ajudam na reposição do mesmo que é transferido para o bebê, frutas ricas em potássio, melhoram a circulação sanguínea. “Em relação aos exercícios físicos, esses são muito importantes, porém direcionados e orientados por um fisioterapeuta quando relacionados a um trabalho postural como: o pilates e um treino funcional, com objetivo de fortalecer, alongar, ou seja, melhorar a força, flexibilidade e propriocepçao (equilíbrio e coordenação)”, explica o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisioterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética.
Assim a futura mamãe poderá aumentar seu condicionamento físico e evitar as indesejáveis cãibras. Como já mencionado, as cãibras podem ocorrer com certa frequência e dependendo da correria ou agitação do dia. Por isso, as orientações são indispensáveis e muito válidas, mesmo para a gestante que não realize nenhum tipo de atividade ou alongamento.
Segue algumas dicas do fisioterapeuta que ajudarão a minimizar esse desconforto:
– Alongue-se antes e após atividade física, porém as mamães sedentárias também devem alongar principalmente no final do dia ou sempre que sentir a cãibra;
– Mantenha a postura ereta, mesmo com o desconforto da barriga;
– Evite cruzar as pernas e ficar parada por muito tempo na mesma posição;
– Evite usar saltos muito altos;
– Fazer caminhadas e exercícios na água como hidroterapia, melhora a circulação, mantendo um bom retorno venoso e linfático;
– Ingerir bastante liquida, para evitar desidratação;
– Mantenha sempre os pés apoiados no chão, não os deixando pendurados ou suspensos;
– Sempre dormir de lado com travesseiro apoiado entre as pernas;
– Elevar sempre um pouco as pernas numa almofada, no final do dia, ou antes, de dormir;
– Pratique atividade física, pois são muito benéficos na gravidez aliviando ou prevenindo vários problemas decorrentes da gravidez.

Fonte- Fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisioterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!