Clique e acesse a edição digital

GESTAÇÃO PROVOCA AUMENTO DE CARGA SOBRE OS JOELHOS

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este incômodo costuma surgir após o segundo trimestre devido ao aumento do peso e acúmulo de líquido. Normalmente, ao final do dia, a gestante pode ter uma sensação de peso nos membros inferiores e sentir dificuldade para se movimentar. “É comum a gestante enfrentar dificuldade em realizar tarefas cotidianas como: sentar, andar, deitar ou virar de lado. Isso ocorre porque o volume abdominal e o acúmulo de líquido alteram o centro de equilíbrio do corpo e o trabalho muscular”, destaca.
Conforme a gravidez vai avançando, a dor nos joelhos pode ir se agravando. Esse problema é mais comum em mulheres que já apresentaram alguma lesão de cartilagem, artrite e sinovite (inflamação da membrana sinovial) antes de engravidar. “A gestante precisa tentar localizar e perceber o que faz melhorar ou piorar a dor, com o objetivo de identificar qual o problema. É importante lembrar que dores articulares são comuns na gestação, porém dores de grande intensidade ou persistentes uma avaliação médica é fundamental”, afirma Nakao Iha.
Vida longa aos joelhos
Para amenizar esse desconforto, o ortopedista recomenda que a gestante faça exercícios físicos e alongamentos para fortalecer os músculos. “Ela deve praticar atividades físicas com orientação médica ortopédica e obstétrica. Mas, geralmente caminhadas, ginástica localizada ou hidroginástica são boas opções de exercícios para os joelhos e para a saúde da mãe e do bebê. A musculação pode ser realizada desde que não ofereçam riscos à gestação”, aconselha. Na hora de praticar atividade física, o ideal é evitar exercícios que possam lesionar os joelhos, como flexões violentas ou agachamento.
As gestantes também devem manter cuidado extra na hora de escolher um sapato. Pois, é importante evitar sapatos com salto alto. “Ao usar salto alto o dia todo, o corpo é jogado para frente e isso sobrecarrega os joelhos. As gestantes devem optar pelos sapatos baixos e confortáveis para amenizar esses problemas e principalmente para evitar acidentes como: um entorse do tornozelo ou uma queda” diz o ortopedista.
Gravidez X ginástica: combate a dor nos joelhos
A gestante que pratica atividade física tende a se recuperar mais rápido após o nascimento do bebê. Por isso, o ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha ensina alguns exercícios que podem ser realizados com tranquilidade aliviando a carga sobre os joelhos:
1-A gestante que não está acostumada a praticar atividade física deve começar com um exercício de baixa intensidade como, por exemplo, caminhada, natação, bicicleta ou ioga.
2-Pratique atividade física apenas com orientação médica (do seu ortopedista e seu obstetra).
3-É importante que a gestante beba muita água antes, durante e depois do exercício físico, mantendo boa hidratação.
4- Faça sessões de exercícios regulares, pelo menos, três vezes na semana.
5- Procure evitar movimentos como subir e descer escadas que sobrecarregam muito as articulações do joelho e quadril.
6- Algumas atividades como cavalgar, esportes competitivos ou de contato com muitas pessoas não são indicados pelo risco à gestação.
7- Procure o médico sempre que apresentar dores contínuas nos joelhos.

Fonte- Ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha (CRM-SP 111559), formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e médico da Clínica Healthme

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

PILATES NA GRAVIDEZ

“Muitas mulheres acreditam ter o Pilates como uma das melhores atividades para essa fase. E elas não deixam de estarem certas, pois além de ser

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!