Clique e acesse a edição digital

LINHA NEGRA NA BARRIGA E MAMILOS MAIS ESCUROS TENDEM A DESAPARECER DEPOIS DO PARTO

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os hormônios da gravidez têm muitos efeitos e o aumento do estrogênio leva a maiores níveis de melanina, resultando em mamilos mais escuros e na famosa linha negra (ou linha nigra), linha que se vai notando com o decorrer da gravidez e que vai desde o osso púbico ate ao umbigo. Pesquisas mostram que a deficiência de ácido fólico pode favorecer esse escurecimento da pele. “O ideal é, principalmente na gravidez, caprichar no consumo de ácido fólico nos alimentos, como grãos integrais e verduras escuras e, se for o caso, tomando um suplemento indicado pelo ginecologista”, recomenda a dermatologista.
A linha negra pode ter até um centímetro de largura e tende a surgir perto do segundo trimestre da gravidez e é causada pela pigmentação da pele na área em que seu músculo abdominal se distende para acomodar o bebê, ficando ligeiramente separado. Mas não deve ser motivo de preocupação. Esfoliar levemente a região pode ajudar a eliminar a pele ressecada até a mancha desaparecer após o parto. “Esse tipo de alteração é mais característica na 14ª semana de gestação. Nas morenas esse escurecimento é mais acentuado que nas mulheres de pele clara, mas, com o tempo, depois que o bebê nasce, começa a voltar à cor normal. Mas, enquanto isso não acontece, sempre que tomar sol, passe protetor solar de fator acima de 30”, afirma Helua.
Mamilos escuros
Durante toda a gravidez as mamas estão se preparando para a amamentação. Há a preparação das glândulas mamárias para a produção de leite e o maior volume de sangue e é por isso que, além dos seios aumentarem de volume, pode ocorrer um escurecimento dos mamilos, principalmente por volta da sexta à oitava semana de gestação.
Gazi explica que esse é um dos sinais mais clássicos de uma gravidez. ”Os hormônios liberados pela gravidez também agem nas células responsáveis pela coloração dos mamilos, tornando-os mais escuros que de costume. Mulheres morenas ou negras podem demorar um pouco mais par perceberem este sintoma”, conta.
O pigmento que dá cor à pele tende a se acumular onde já se manifestava de maneira mais intensa, caso do bico dos seios. Isso é bastante normal e não traz nenhuma consequência para a saúde da mulher, garante a médica. Seis meses depois do parto, quando os hormônios se estabilizam, a coloração volta ao normal.
“Não é possível prevenir o escurecimento dos mamilos ou a linha negra, eles simplesmente surgem. Mas colocar protetor solar de grau elevado diariamente poderá evitar que fiquem tão acentuados. Algumas semanas depois do parto estas mudanças tendem a desaparecer, então não se preocupe muito com isso”, garante Helua.
Apesar dessa pigmentação ter a tendência de desaparecer sozinha, é possível a realização de peelings de ácido retinoico, de forma seriada, ou seja, a cada 21 dias, após o nascimento do bebê. Além de melhorar a coloração, também melhora a flacidez da pele.
Após a consulta com a dermatologista, provavelmente será indicado um creme para massagem que pode conter na sua formulação alfa hidróxi ácidos (AHA), ácido retinoico e clareadores como ácido kógico ou alfa arbutin para acelerar o processo de clareamento da linha nigra.

Fonte – Dermatologista Dra. Helua Mussa Gazi (CRM/SP 104862).

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Bebês pensam como adultos

Tal como os adultos, os bebês podem lembrar de mais coisas agrupando objetos em conjunto, segundo estudo pelo site Live Science. A constatação mostra que

Leia Mais »

A chupeta e os dentinhos

O uso de chupetas pode não só prejudicar a posição dos dentinhos, mas também de todas as estruturas musculares com que estes se relacionam, podendo

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!