Clique e acesse a edição digital

ENTENDA PORQUE AS GESTANTES ENFRENTAM PROBLEMAS PARA DORMIR

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo Leandro Teles, médico neurologista: “A maioria dos problemas de sono enfrentados pelas futuras mamães podem ser evitados e revertidos com medidas ambientais e comportamentais relativamente simples, raramente exigindo intervenção com medicamentos”.
O especialista dá algumas dicas para melhorar a performance do sono na gravidez:
Encontrando a posição ideal – Primeiro é fundamental que a mamãe entenda que o bebê está relativamente bem protegido dentro da barriga, isso ajuda a relaxar e buscar, com bom senso, uma posição mais confortável. De modo geral, evita-se dormir de barriga para baixo, pois o peso do corpo sobre o útero pode ser excessivo. De barriga para cima também podem surgir problemas como roncos, piora do refluxo e sensação de falta de ar. Com isso, sobra a posição lateralizada como a mais recomendada, principalmente sobre o lado esquerdo. “Essa posição libera a veia cava da compressão do útero, reduzindo o edema nas pernas, falta de ar e protegendo bem a coluna, outra medida interessante é colocar um travesseiro entre as pernas”, complementa o especialista.
Cuide da sua alimentação – Não abuse no jantar, porções pequenas e alimentos de fácil digestão. Evite estimulantes, como o café, chá e o chocolate antes de dormir. Hidrate-se bastante durante o dia, mas não exagere nos líquidos à noite, pois, além de piorar o refluxo, pode causar mais despertares por vontade de ir ao banheiro. Durante o dia, dieta rica em frutas, verduras e cereais. Os chás tranquilizantes naturais (camomila, por exemplo) à noite, estão liberados.
Atividade física – Durante a gestação é fundamental realizar atividades físicas regularmente, principalmente aeróbicas. O melhor horário para realizá-las é pela manhã, pois próximo ao horário de dormir pode tirar o sono. À noite prefira alongamento e atividades passivas, como massagem (isso reduz as câimbras e dores musculares tão frequentes na gravidez). Exercícios regulares ajudam a controlar o peso, preparam a gestante para o parto e melhoram muito o sono noturno. Devem ser feitos sempre sob orientação especializada.
Descanso diurno – Aproveite os períodos livres durante o dia (principalmente após o almoço) para tirar alguns cochilos, não mais que 30 minutos a 1 hora (para não gerar insônia a noite). Isso minimiza a sonolência constante e mantém a gestante produtiva durante a tarde.
Preparo do Ambiente – Agora que você está pensando no quarto do bebê é um ótimo momento para você rever a estrutura do seu quarto também. A cama tem tamanho adequado? O colchão e travesseiros estão em ordem? O ambiente é um dos segredos de uma noite bem dormida. Busque um local silencioso, com iluminação aconchegante, decoração suave, temperatura amena, etc… Use roupas confortáveis e apropriadas, faça atividades preparatórias ao sono como tomar um banho mormo a noite, escutar música ou praticar leitura, exemplo.

Em caso de manutenção de problemas relacionados ao sono converse com seu obstetra de confiança.

Fonte- Neurologista formado pela Universidade de São Paulo, Dr. Leandro Teles (CRM 124.984) – www.leandroteles.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!