Clique e acesse a edição digital

IRRITAÇÕES NA PELE: PROTEJA O SEU FILHO NESSE VERÃO

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As características formam um prato cheio para o surgimento de irritações. Portanto, todo cuidado é pouco. Entre os principais problemas estão: As brotoejas, alergias, irritação da areia (no caso da praia) e reação ao filtro solar. “Ao longo do tempo a pele vai ficando mais firme e mais grossa, características que indiretamente a protegem contra os fatores que possam agredi-la. Mas, até lá, todo cuidado é pouco quando se trata de uma criança, sendo necessário bom senso dos pais na hora de levarem seus filhos à praia, por exemplo,”, explica o médico dermatologista Fernando Passos de Freitas.
O médico explica que cada caso carece de um cuidado específico, mas dicas simples e gerais já podem evitar consideravelmente um problema futuro. Evitar o excesso de sol, freqüentar lugares quentes e ambientes fechados já evitam que a pele da criança apresente brotoejas, por exemplo.
Em caso de assaduras, é importante cuidar bem da área com uma pomada específica. “Pais devem ficar atentos nas áreas das dobrinhas corporais, já que com o tempo quente podem surgir assaduras com facilidade. Se a pele ficar muito agredida, podem até surgir cicatrizes futuras”, informa o médico.
Problemas mais comuns:
– Assaduras:
As assaduras são uma conseqüência da irritação da pele devido a urina na região de fraldas. O abafamento, calor e dobras agravam ainda mais o problema. Os pais devem se atentar, sobretudo, em relação à higiene da criança, evitando que a criança fique molhada por muito tempo. O uso de fraldas de qualidade, que absorvam e controlem o fluxo da urina, também se faz necessário. Caso perceba qualquer alteração como: pele avermelhada, surgimento de pústulas (um tipo de espinha) ou feridinhas, procurar imediatamente um especialista.
– Brotoejas:
As brotoejas surgem geralmente em áreas onde o suor é mais intenso, como pescoço e axilas. Por não ter as glândulas sudoríparas totalmente amadurecidas, a pele acaba se irritando. A prevenção é evitar expor a criança ao calor. Para combater as existentes, basta molhar as áreas com água fria e passar amido de milho para acalmar a pele. Importante sempre manter a pele descoberta.
– Filtro Solar:
Se o filtro solar ou hidratante tiver muita química, fatalmente a criança irá sentir na pele, que ficará grosseira e avermelhada. Para crianças, o filtro ideal é o que possua consistência leve, ativos hidratantes e fórmulas que impeçam a penetração dos raios solares. Caso perceba a irritação, lave a região imediatamente.
-Irritação da areia:
A areia por si só já incomoda a criança. Podem surgir “bolinhas”, como se fossem cabeças de alfinete. Para tratar, basta não expor a criança novamente às areias da praia.

Fonte- Dermatologista Fernando Passos de Freitas
Site- www.drfernandofreitas.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Meu filho não come!

Se você sofre com isso, saiba que não está sozinha. Muitas crianças com idade entre 1 e 5 anos apresentam esse distúrbio alimentar, também denominado “picky

Leia Mais »

SUAS VISITAS AO OBSTETRA

CONSULTAS Sua primeira consulta pré-natal é muito importante. Nesta hora, seu médico vai querer saber sua história clínica completa e irá coletar informações para avaliar

Leia Mais »

Fimose na infância

Dra. Angelina M. F. Gonçalves “Doutora, meu filho tem fimose?” Esta é uma pergunta frequente em um consultório de pediatria que preocupa muitas mães. Mas

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!