Clique e acesse a edição digital

DESCUBRA O QUE PODE E O QUE NÃO COMER NA GESTAÇÃO

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A nutróloga Liliane Oppermann revela todos os segredos para uma alimentação balanceada e saudável para mães e filhos.
“Inicialmente as mulheres devem eliminar o consumo excessivo de sal, a ingestão de bebidas alcoólicas e pimentas, além de evitar a cafeína”, explica Liliane.
A gravidez exige atenção e controle de peso, as mulheres devem acrescentar no consumo diário, apenas 300 calorias, que devem ser provenientes de leite desnatado, frutas e legumes.
“O excesso de gordura pode prejudicar a gestação com o aumento de gases e dores abdominais. Nos bebês a ação da gordura é ainda pior, afetando a formação dos órgãos, gerando cólicas nos primeiros meses de vida e aumentando os riscos de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares”, alerta a nutróloga.
Os salgadinhos, refrigerantes e comidas enlatadas que contém excesso de sódio e gordura trans devem ser erradicados da dieta das grávidas.
As carnes malpassadas, de porco, boi e vaca e verduras mal lavadas não devem ser consumidas, pelo risco de conter o parasita da toxoplasmose, que causa complicações no sistema imunológico dos pequenos.
“Para as mamães apreciadoras da culinária japonesa, é preciso descartar o consumo de peixes crus, pela alta concentração de mercúrio, que pode causar cegueira e até danos cerebrais nas crianças”, orienta Liliane.
Os peixes e frutos do mar mal cozidos também são fonte do parasita toxoplasma.
Os queijos e leites não pasteurizados são proibidos na gravidez. Esses alimentos podem abrigar a bactéria Listeria, responsável por doenças fatais nos bebês. No mais, o consumo de frutas, verduras e legumes não possui restrições, desde que sejam lavados previamente.
Nozes, sementes de girassol e castanhas são fonte de ômega 6 (ácido linoléico) e auxiliam no desenvolvimento do cérebros das crianças.
“ Os itens também são importantes na prevenção da pressão arterial alta das gestantes”, afirma a médica.
Entre outros alimentos recomendados estão a soja, trigo, aveia, beterraba e espinafre pela riqueza em ferro. Frutas que contém vitamina C, como a acerola, morango, laranja e kiwi também são indicados às gestantes.

Fonte- Nutróloga Liliane Oppermann
Site- www.doutoraliliane.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Camaleão

Não parece com uma cama, Tampouco com um leão E por que tem esse nome, O tal camaleão? Bicho estranho esse lagarto, Que sempre muda

Leia Mais »

A Mente dos 7 a 8 anos

Nesta fase, a criança ainda não está pronta para pensar sobre hipóteses. Portanto, é comum a mãe dizer: “Não faça isso ou vai acontecer tal

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!