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A linguagem na infância

Tempo de Leitura: 3 minutos
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Babys playing together in the kindergarten.

A linguagem é uma das habilidades mais importantes que uma criança desenvolve na infância. Ela não se limita apenas à fala, mas abrange uma série de habilidades de comunicação, incluindo a compreensão, a expressão verbal e a interação social. O desenvolvimento da linguagem é um processo complexo que ocorre em várias etapas, influenciado por fatores biológicos, sociais e ambientais.

Na primeira infância, as crianças passam por um período crítico de aquisição da linguagem. Desde os primeiros meses de vida, elas começam a reconhecer sons e padrões da fala. A interação com os cuidadores é fundamental nesse processo. Estudos mostram que a exposição a uma linguagem rica e variada, através de conversas, músicas e leitura, estimula o desenvolvimento linguístico.

Por volta dos dois anos, muitas crianças começam a formar suas primeiras palavras e a combiná-las em frases simples. Esse é um momento crucial, pois a linguagem começa a se tornar uma ferramenta para a expressão de necessidades, desejos e emoções. À medida que as crianças crescem, seu vocabulário se expande rapidamente. Entre os três e os cinco anos, elas podem começar a utilizar frases mais complexas, contar histórias e participar de diálogos.

O desenvolvimento da linguagem está intimamente ligado ao desenvolvimento cognitivo e social. A capacidade de se comunicar efetivamente permite que as crianças interajam com outras, desenvolvam amizades e aprendam sobre o mundo ao seu redor. Através da linguagem, elas não apenas expressam o que sentem, mas também começam a compreender diferentes perspectivas e a construir empatia.

Além disso, o ambiente em que a criança está inserida tem um impacto significativo no desenvolvimento da linguagem. Famílias que incentivam a conversa, a leitura e o jogo simbólico contribuem para um desenvolvimento linguístico mais robusto, por outro lado, a exposição limitada à linguagem pode resultar em atrasos no desenvolvimento. Intervenções precoces, podem ser cruciais para ajudar essas crianças a desenvolverem suas habilidades comunicativas.

Em suma, a linguagem na infância é um aspecto vital do desenvolvimento humano. Não apenas permite a comunicação, mas também é um veículo para a aprendizagem, a socialização e a expressão pessoal. O apoio e a interação ativa dos adultos são

fundamentais para fomentar esse desenvolvimento, criando um ambiente rico em oportunidades para a criança explorar e se expressar. As experiências linguísticas da infância moldam não apenas a capacidade comunicativa, mas também influenciam o futuro acadêmico e social dos indivíduos.

Dra. Laura Faustino Gonçalves
Doutoranda em Ciências da Reabilitação (USP). Fonoaudióloga e Mestre em Fonoaudiologia pela UFSC. Aprimoramento em Andamento em Fonoaudiologia aplicado ao Transtorno do Espectro Autista. Experiência em Motricidade Orofacial, Fala, Dificuldades Alimentares, Comunicação Alternativa e Linguagem. Cursos com ênfase em Transtorno Motor de Fala, Seletividade Alimentar e Comunicação Alternativa.
 
laurafaustinog@outlook.com
@lauragoncalves.fono
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