Clique e acesse a edição digital

Anemia em bebês

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Meu bebê parece pálido e fraco. Será que é anemia? Absolutamente. Cerca de 10% dos bebês têm anemia e, um sinal típico de anemia que é fácil de notar é a palidez.
Essa condição é a reflexão da falta de ferro na dieta do bebê. O corpo precisa de ferro para produzir hemoglobinas, os glóbulos vermelhos do sangue, que ajudam no transporte de oxigênio dos pulmões para o resto do corpo.
Os bebês que não estão recebendo um suplemento adequado de ferro, não estão com uma boa circulação de oxigênio pelo seu corpinho e, a palidez não é o único sintoma, a fadiga é outro. Em casos extremos, pode-se também notar palpitações, dificuldade para respirar e transpiração de pés e mãos.
Devo levá-lo ao médico?
Sim, se você notar sintomas de anemia, leve-o ao médico. Se deixada sem tratamento, a anemia pode causar atraso no desenvolvimento físico e mental da criança.

O que causa anemia?
Bebês nascidos prematuramente ou abaixo do peso normal têm maiores chances de desenvolverem uma deficiência de ferro, porque eles não puderam acumular a quantidade ideal de ferro durante a gestação. Bebês que tomam leite em pó que não são fortificados com ferro, aqueles que tomam leite de vaca, cabra ou de soja também estão ao risco.
Por isso, é recomendado que a criança se alimente de leite materno, tome leite em pó acrescido de ferro caso a amamentação não está mais sendo praticada. A partir do sexto mês de vida, uma dieta líquida não satisfaz mais as necessidades de ferro do corpinho do bebê.
Ele está crescendo a todo vapor e ele precisa agora de alimentos mais sólidos e que possam complementar o que o leite não provê mais.
Como a anemia é tratada nos bebês?
Isso depende da idade do bebê, se ele já come, então ele recebe do médico uma dieta especial rica em ferro. Se o seu bebê só mama, um suplemento em forma de gotas pode ser a melhor indicação.
Como previnir a anemia?
• Se o seu bebê tem menos que 6 meses de vida, amamente-o exclusivamente.
• Se ele já tem 6 meses ou mais, complemente a amamentação com alimentos ricos em ferro como, espinafre, feijão e carnes.
• Não dê leite de vaca para bebês abaixo de 12 meses de idade.
• Se vocês são vegetarianos e querem oferecer ao seu bebê uma dieta vegetariana também, comunique o seu médico para uma recomendação nos alimentos que são saudáveis e não vão causar uma deficiência de ferro.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O lactente com diabetes

Uma das situações mais delicadas na Endocrinologia Pediátrica é o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1 em uma criança pequena. Geralmente, a criança é internada num

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!